Volta ao trabalho na pandemia: quais são as medidas de segurança necessárias?

Alguns estados do Brasil começam a realizar a reabertura gradual de suas cidades. Por isso, para muitos trabalhadores, a quarentena chegou ao fim. Mas ainda estamos vivendo uma pandemia, e medidas de segurança e saúde precisam ser adotadas.




A OMS fez uma lista com uma série de medidas de segurança que devem ser adotadas nesse momento de retorno ao trabalho. É importante que elas sejam realizadas mesmo quando a cidade ou o país tiver poucos casos de pessoas infectadas com coronavírus, uma vez que elas impedem a propagação de outras doenças.


É muito importante que os empregadores se atentem a essas diretrizes e garantam a proteção dos seus colaboradores no ambiente de trabalho.


Por isso, preparamos uma lista com a as principais medidas que devem ser tomadas pelas empresas nesse momento tão delicado.


Limpeza constante


A contaminação de superfície é uma das principais formas de transmissão do coronavírus. Se não forem higienizadas corretamente, o vírus continua vivo e pode infectar sua equipe.


Por isso é essencial que haja uma rotina de limpeza mais intensa do local de trabalho. Deve haver uma desinfecção diária de mesas, cadeiras, do piso, eletrônicos, etc.


Esse procedimento deve ser feito com o auxílio de produtos desinfetantes, como o álcool 70% ou o hipoclorito de sódio.


Lavar as mãos com frequência


Essa é uma das formas mais simples e efetivas de se prevenir contra o novo coronavírus. Por isso, imprima folhetos informativos, explicando sobre a forma correta de higienizar as mãos, e fixe em lugares movimentados da empresa.


Disponibilize álcool gel para todos, para que esse procedimento possa ser realizado em qualquer lugar e a qualquer momento.


Distanciamento


Essa medida pode não ser possível em todos os lugares por conta de limitações espaciais. Mas se possível, é importante manter as mesas dos seus colaboradores o mais espaçadas possível.


Assim a possibilidade de contaminação é reduzida, uma vez que há menos proximidade entre eles.


Mantenha o grupo de risco em casa


Mesmo com a reabertura gradual, existem muitos locais no país que ainda nem sequer atingiram o seu pico de contágio. Por isso é importante que quem se enquadra dentro do grupo de risco, permaneça em casa.


Esses colaboradores podem permanecer em regime de home office, caso essa adaptação tenha sido feita na sua empresa.


Higiene respiratória


Também devem ser colados pôsteres informativos sobre as medidas necessárias de higiene respiratória. Quando for espirrar ou tossir, use um lenço de papel e depois descarte-o em uma lixeira com tampa.


Caso não tenha nenhum lenço próximo, coloque a parte interna do seu cotovelo na frente de a boca. É importante disponibilizar o papel descartável para a sua equipe.



Essas são as principais medidas que podem ser adotadas pelas empresas para garantir a segurança e a tranquilidade dos seus colaboradores. Para ler mais sobre o nosso conteúdo especial sobre adaptações na pandemia, clique aqui.



Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.