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Você sabe o que é engajamento?

Um tema importante como esse é tratado sempre, mas, por ser comum o menosprezo das atividades de recursos humanos, não é dada a devida importância a ele e acabamos deixando para a imaginação completar a definição do tema.

Assim, cada um tem uma definição de engajamento para si, mas sem nenhuma confirmação de ela estar certa ou não. Por isso, preparamos para você algumas informações para que tenha certeza do que está falando e saiba a importância de funcionários engajados.




Definição e importância


Em tradução livre das palavras da psicóloga, autora e "Managing Director" na empresa "People Lab", Emma Bridger, "Engajamento dos funcionários é o quão pessoalmente envolvidas as pessoas estão no sucesso da empresa." Essa definição é boa porque captura mais significado que dizer que é algo relacionado ao comprometimento, e o faz por conta de evidenciar uma ligação emocional à empresa.

Essa conexão faz com que os empregados se esforcem mais que o esperado por querer ver a empresa crescer, além de investirem mais na sua própria capacitação porque vêem o trabalho como uma parte mais importante na vida deles.

Caso tenha dificuldade em ver que as vantagens são mútuas em empresas com alto índice de funcionários engajados. Os trabalhadores ficam mais felizes com o trabalho e, com isso, têm menores chances de adoecer e maior satisfação com o trabalho, enquanto a organização pode aproveitar do aumento da fidelidade do trabalhador a ela (já que ele não está preso ao emprego só pelo salário) e do aumento da produtividade dele.

Claramente, isso não vem de graça, pois, assim como as vantagens obtidas, o esforço necessário para obtê-las é mútuo, ou seja, vem da empresa e do funcionário, e é essencial que para isso o trabalhador seja incentivado, como veremos mais à frente.


Desengajamento custa caro


Assim como já sabemos que contratar as pessoas erradas é algo caro para a empresa (https://contratarerradocustacaro.com.br/) por termos que contratar outras pessoas ou tentar otimizar a produtividade do funcionário, desengajamento também traz consequências financeiras para a empresa.

Segundo uma pesquisa do grupo Gallup em 2013, a falta de engajamento custa, apenas em produtividade, algo entre 450 e 550 bilhões de dólares para as empresas americanas todo o ano, e isso desconsiderando outras informações, como o aumento em despesas de saúde em funcionários desengajados. Portanto, por que não investir na raiz do problema e garantir que não haja perda de produtividade ao invés de investir da remediação dele?


Como aumentar engajamento


Segundo uma votação pública, os 3 assuntos mais importantes para o engajamento do trabalhador seriam, em ordem crescente, descobrir os maiores interesses dos seus membros (12,19%), dar incentivos à saúde física e mental (14,12%) e dar ao ambiente de trabalho um meio de divertir os trabalhadores (37%).

O tópico da saúde tem de ser visto isoladamente por ter uma conexão um pouco menor com os outros dois tópicos, sugerindo que palestras sobre saúde mental e um plano de saúde com cobertura de despesas para saúde física e psicológica adequadas seriam importantes para o trabalhador, mas ainda lembramos, não são algo tão importante para o engajamento quanto a diversão.

Quando você sabe o que é importante para os seus trabalhadores, ou seja, sabe os interesses pessoais deles, você consegue traçar planos de ação para os seus funcionários para poder dar a eles um modo de diversão que se encaixe no que seria mais interessante para os funcionários e, assim, mostrar que a empresa se importa com eles.

Mesmo com essas informações, lembre-se de que esse é apenas um dos muitos planos de ação que você irá precisar para ter funcionários engajados. Isso porque o engajamento é um produto final, ou seja, é dependente dos mais diversos fatores envoltos no clima organizacional. Por isso, em caso de maiores dificuldades, não exite em pedir ajuda profissional para buscar um bom desfecho para sua empresa.


Texto feito por Bruno Lataro Gonçalves

Produtor de conteúdo da RH Jr.

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