• RH Jr

Você sabe o que é liderança?

Atualizado: 5 de Fev de 2019

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, liderança é a arte de conduzir pessoas a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Quando se fala em liderança, muito se sabe sobre definições que seguem o senso comum ou sobre teorias que propõem explicá-la.


Um dos principais desafios vivenciados no ambiente empresarial deixou de estar relacionado às questões técnicas do negócio e passou a se ancorar na figura do líder. É preciso que este saiba evoluir e ganhar maturidade em conformidade com a sua equipe e seus resultados para, assim, formar outros líderes que intensifiquem a visão de negócio, e principalmente, que se identifiquem com os valores e o propósito da empresa.


Existem muitos mitos que rondam o conceito e o exercício da liderança, prejudicando o entendimento e, consequentemente, o desenvolvimento da empresa. Sem uma compreensão clara e uma aplicação objetiva, os membros entrarão em divergência quanto ao resultado final de um determinado propósito, prejudicando tanto os resultados da instituição, como o próprio crescimento individual. Um dos mitos mais comuns a respeito de liderança é que ela é uma competência inata, o que não é verdade. Algumas pessoas parecem sim ter nascido para liderar, no entanto, o crescimento familiar tem grande influência na formação de líderes. Devemos considerar que essa é uma competência que pode ser estimulada, desenvolvida e inclusive treinada durante a vida. Bons líderes são aqueles que estão sempre em busca de aprimorar sua liderança!


Adicionando-se a isso, os modelos de plano de carreira mais tradicionais tendem a colocar em cargos de liderança aqueles que apresentam o melhor desempenho técnico. Apesar desse modelo ter claras vantagens, esse tipo de promoção deve levar em conta a preparação do líder para lidar com questões grupais, tais como motivação, comunicação e desenvolvimento em equipe, características essas que não são necessariamente atreladas a um bom desempenho técnico. Sobre esse assunto, Jack Welch, grande executivo e consultor dos Estados Unidos diz que “Antes de se tornar um líder, sucesso significa autodesenvolvimento. Quando você se torna um líder, sucesso significa desenvolver outras pessoas.” Investir na formação de líderes através de treinamentos, feedbacks coletados ou mesmo colaboração entre membros antigos e novos na empresa é um meio saudável de implantar e exercitar a cultura da liderança entre membros.


A liderança, portanto, deve ser um conceito inserido na cultura dentro de cada organização e pode aparecer de diversas formas: hierárquica, horizontal, com uma figura foco, diluída, entre outros. O modo como é vista dentro de cada empresa implica em todo o seu funcionamento, estrutura e dinâmica. Cada líder possui características e modo de trabalho específicos, fazendo com que esse papel seja desempenhado de forma única, moldado para abarcar os liderados e atingir os objetivos da equipe da melhor maneira possível!



Isabella Furbino

Larissa Pacífico

Heytor Terra

Pós-Juniores da RH Consultória Jr.


#tiposdeliderança #liderança #feedback

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.