• RH Jr

Você sabe o que é cultura organizacional?


Segundo o artigo "Modelo de gestão e cultura organizacional : conceitos e interações", de Jaime Crozatti, as empresas, assim como cada pessoa tem características próprias e desempenho diferenciado, também possuem individualidades que as distinguem umas das outras e podem ser verificadas em aspectos como: níveis de eficiência e eficácia, estrutura física, estrutura organizacional, níveis e linhas de poder, entre outros. Essas variáveis, junto ao modelo de gestão, se relacionam fortemente com a cultura organizacional, pois o modo de trabalhar das pessoas, crenças e valores, dentre outros aspectos, vão influenciar nas questões citadas anteriormente, como níveis de eficiência e eficácia.


Para entender a cultura organizacional, cujo conceito é difícil definir exatamente, é preciso entender que ela existe em vários níveis. O primeiro nível, denominado Artefatos, diz respeito às estruturas e processos organizacionais visíveis. O segundo nível, chamado de Valores Casados, diz sobre as estratégias, objetivos e filosofias da empresa. Por último, o terceiro nível é composto de Certezas Básicas Fundamentais, que compreende o inconsciente, as crenças, as percepções, pensamentos e sentimentos pressupostos.


Explicando melhor os conceitos de acordo com Jaime Crozatti, as crenças dizem respeito à verdades aceitas a partir da observação de fatos e pela convivência em um grupo de pessoas. Os valores são elementos que determinam a importância das coisas. Os costumes dizem respeito à materialização dos valores e crenças por meio dos atos realizados de forma sistemática. Os ritos são operações rotineiras, já as cerimônias são encontros formais e informais e funcionam como meio de reafirmar os valores, as crenças e os costumes. Por último, a rede de comunicação informal é por onde a cultura é reciclada e reafirmada, ou seja, passada de geração para geração.


Portanto, de maneira simplificada, a cultura organizacional, assim como o conceito antropológico, diz respeito aos sistemas, políticas, práticas, símbolos, vestimenta, comportamentos, valores, princípios, cerimônias, que são padronizados em todos os membros e que vai diferenciar a empresa das demais. Além disso, a cultura vai determinar a estratégia, os objetivos e o modo de operação dessa organização.



Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.

#culturaorganizacional #treinamento #ParaCegoVer

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.