• RH Jr

Você expressa opiniões divergentes no seu trabalho? Entenda a importância disso

Assumir a posição de alguém que tem uma opinião contrária ao gestor da empresa, pode ser extremamente intimidador para muitos. Mas essa é uma prática extremamente saudável e que pode ser benéfica a todos os envolvidos, promovendo crescimento e evolução.




Você consegue dizer o que pensa no seu trabalho? Existe abertura para a exposição de ideias por todos os colaboradores? Se você ocupa um cargo de liderança, acredita que incentiva sua equipe a apresentar seus posicionamentos, mesmo quando são diferentes, ou até mesmo, completamente opostos ao seus?


Se a resposta para as perguntas acima foi não, sua empresa pode estar perdendo grandes oportunidades de se desenvolver e descobrir possibilidades inovadoras.


Descubra a seguir os 3 motivos pelos quais é importante e saudável que hajam opiniões divergentes em uma empresa.



Boas ideias surgem de todas as partes


Cada vez mais o perfil desejado de colaborador é aquele que vai além da suas especialidades básicas, que consegue ter uma noção ampla de outras funções desempenhadas em seu trabalho.


Dessa forma, não é de se estranhar que uma ideia inovadora surja do setor ou de quem menos se espera. E isso é ótimo!


Mas para que isso possa acontecer, é preciso que haja um estímulo. Sua equipe precisa se sentir segura para dizer o que pensa, mesmo que se trate de algo oposto ao que estava sendo pensado inicialmente.


Diminua a burocracia para a troca de informações. Nem tudo exige uma reunião. Assim, é mais fácil que o colaborador se sinta à vontade para se expressar.



Feedback = crescimento


Para muitos, dar e receber feedback pode ser uma tarefa extremamente difícil. Mas isso acontece porque sua empresa não tem uma cultura de feedback bem consolidada.


Quando alguém pontua alguma coisa sobre o seu trabalho que poderia ser melhorada, ou até mesmo feita de outra forma, você deve ser extremamente grato.


É esse feedback que vai permitir que você evolua e melhore seu desempenho. Por isso, é muito importante que essa seja uma prática recorrente e normalizada dentro do seu trabalho. E ela deve ocorrer de maneira vertical e horizontal, para que todas as opiniões sejam validadas.


Aumento do senso de dono


Ao criar um ambiente que estimule que todos os integrantes da empresa se sintam livres para opinar e discordar do que está sendo dito, os colaboradores aumentam o senso de dono e de pertencimento em relação a empresa.


A um aumento na percepção de que sua opinião tem peso e valor. Além disso, percebe-se que suas ideias podem gerar um impacto positivo na empresa. Por isso, os colaboradores começam a se sentir mais valorizados e pertencentes a equipe.


Conclusão


Divergir pode ser extremamente positivo, como vimos acima. Mas é importante ressaltar que ao expressar sua opinião contrária, isso deve ser feito com muito tato e respeito, afinal, o objetivo último deve ser sempre o benefício da empresa.


Além disso, é mais efetivo apresentar uma posição divergente ou discordar de algum ponto quando já se tem em mente uma solução alternativa.


Para ler mais do nosso conteúdo sobre vivência corporativa, clique aqui.



Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.