• RH Jr

Upskilling e reskilling: descubra o que são e sua importância em 2 minutos

Vivemos em uma época na qual somos constantemente bombardeados por informações e tudo avança muito rápido. Isso afeta o nosso desempenho profissional diretamente, assim, precisamos estar sempre atualizando nossas habilidades. Por isso o reskilling e o upskilling são tão importantes.




Para se destacar no mercado de trabalho e ser visto como um profissional valioso para qualquer empresa, é necessário estar sempre o mais atualizado possível. E não apenas dentro da sua própria área, como também adquirindo os conhecimentos necessários para desempenhar outras funções.


Dois termos originados da língua inglesa definem bem essa busca por se atualizar: o reskilling e o upskilling. Mas afinal, o que significam e por que são tão importantes atualmente? Confira a seguir.


Upskilling:


Se formos traduzir literalmente, skill significa habilidade em português. Portanto, upskilling seria o aprimoramento de um profissional. Ou seja, a busca por desenvolver ainda mais uma habilidade que já possui.


Assim, ele se torna mais apto para desempenhar seu trabalho e vai se tornando mais qualificado e especializado. Um exemplo palpável de como isso ocorre seria o seguinte: um chef de cozinha começa a aprender novas técnicas de preparo ou a estudar a execução de pratos novos.


Reskilling:


O Reskilling, por sua vez, diz respeito a requalificação do profissional. Ou seja, ele aprende novas funções e habilidades que não estão necessariamente relacionadas com as demandas que realiza atualmente.

Pensando novamente no exemplo do chef de cozinha, seria como se ele passasse a aprender mais sobre a parte administrativa do restaurante. Realizasse algum curso que o preparasse para lidar com essa demanda também


O papel das empresas


Os colaboradores podem buscar ativamente suas qualificações. Porém, é muito interessante que as próprias empresas ofereçam essa possibilidade. Assim, é possível diminuir o índice de turnover, porque sua equipe se sentirá valorizada e verá que tem possibilidade de crescimento.


Além disso, ao oferecer treinamentos, cursos e etc, você estará investindo no seu negócio. Uma vez que profissionais mais preparados e atualizados são mais propensos a fazerem um bom trabalho e oferecem soluções inovadoras.


Como implementar práticas de upskilling e reskilling


1. Entenda os perfis da sua equipe


Antes de qualquer coisa, é preciso que as habilidades e de todos sejam mapeadas. Tenha um registro das funções desempenhadas, do que cada um sabe além daquilo que exerce e sobre qual área eles gostariam de se aprofundar ou conhecer mais.


2. Ofereça treinamentos


Desenvolva treinamentos efetivos e atrativos que qualifiquem seus colaboradores. Isso deve ser desenvolvido com calma para que realmente funcione bem. Use a tecnologia como sua aliada, assim, as capacitações podem ser feitas remotamente e respeitando o ritmo individual de cada um.


Para ler mais sobre inovação no mundo empresarial clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.