Transição de carreira: entenda como realizá-la da melhor forma

Alterar os rumos da própria carreira é algo que tem se tornado cada vez mais comum. Mas para realizar essa mudança da melhor forma possível é importante ter cautela e levar uma série de questões em consideração.




Até pouco tempo atrás, ficar muito tempo em uma mesma empresa, ou até a vida toda, era algo bastante valorizado. Por outro lado, quem mudava essa trajetória, acabava sendo visto como um profissional com pouca estabilidade ou que não se dedicava tanto.


Atualmente, o cenário profissional não poderia ser mais diferente. Ouvimos cada vez mais relatos de quem decidiu mudar completamente sua trajetória. E se a um tempo atrás esse tipo de notícia causava espanto, hoje ela provoca reflexões sobre a nossa própria relação com o trabalho.


E existem vários motivos pelos quais alguém decide realizar a transição de carreira. Um deles está muito ligado aos valores das gerações mais novas (millennials e geração Z). Essa fatia populacional, na qual eu me incluo, têm interesses diversos e tem muito contato com profissões que são extremamente novas, como produtor de conteúdo digital. O dinamismo é muito importante, bem como as experiências.


Outros motivos podem ser:


Insatisfação com o trabalho atual: perceber que ele não traz mais felicidade ou o retorno financeiro desejado, dentre outras questões.


Instabilidade: muitas profissões têm deixado de existir, ao mesmo passo que tantas outras têm surgido. Por essa razão, muitas pessoas podem se sentir em um cenário instável, e preferem tentar se estabelecer em outra área.


Vontade de arriscar: às vezes você sempre quis trabalhar com algo, mas a vida o levou por outros caminhos. Por isso, pode chegar o momento em que a pessoa deseje tentar a sorte em outra área, seja abrindo um restaurante, empreendendo, dentro do mundo das artes… as possibilidades são infinitas.


Dessa forma, é possível perceber o porquê as transições de carreira tem sido mais frequentes. Caso você deseje realizar esse processo, que pode ser extremamente benéfico tanto para sua carreira quanto para sua satisfação pessoal, é importante levar alguns aspectos em consideração antes.


Por isso, separamos alguns ítens que você precisa pensar antes de iniciar essa grande mudança. Confira abaixo:


Organize-se financeiramente


Pode ser que o seu projeto com a nova carreira demore um pouco para se efetivar. Muitas vezes você precisará fazer novas qualificações, investir algum dinheiro e/ou começar a procurar um novo emprego.


Por isso, é importante que nesse meio tempo você tenha dinheiro o suficiente para se manter, caso já tenha saído do seu trabalho atual. Isso irá poupar uma série de problemas e complicações futuras.



Faça um planejamento detalhado do que irá fazer


Se organizar bem é uma das chaves do sucesso da transição de carreira. Antes de se envolver nessa nova jornada, dedique um bom tempo planejando e pesquisando o que precisará ser feito para efetivar essa mudança.


E como trata-se de algo muito importante, vale a pena ser bem minucioso. Entender se vai precisar fazer algum curso, conversar com profissionais que trabalham com o que você irá trabalhar, calcular quanto tempo prévio para juntar dinheiro você vai precisar… Por isso, não se precipite, organize-se bem antes de começar essa empreitada para garantir maior chance de sucesso.



Seja aberto aos aprendizados e frustrações


Como você vai começar a atuar com algo que nunca fez antes ou que fazia de maneira informal, é essencial se mostrar aberto ao aprendizado. E esse pode ser um processo demorado, com momentos e resultados inesperados.


Além disso, sua nova profissão também apresentará novos desafios. Por isso é normal cometer erros ao longo do processo. Então, busque não se frustrar demais e encarar essas situações como aprendizados.


Gostou do texto? Para ler mais dos nossos conteúdos sobre carreira clique aqui.



Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.






Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.