• RH Jr

Trabalhar e estudar: como conciliar essa rotina na pandemia


Muitos brasileiro dividem seu tempo entre trabalho e estudos diariamente. Sabemos que essa realidade pode ser muito desgastante, sobretudo no momento atual em meio a pandemia.




Administrar bem o próprio tempo é um problema para muitos. Quanto mais tarefas, obrigações e responsabilidades vão sendo adquiridas, mais complicado se torna esse processo.


Muitas pessoas precisam enfrentar uma jornada dupla diariamente, entre seus estudos, seja na escola ou na faculdade, e o trabalho. Esse processo pode ser extremamente desgastante e gerar efeitos negativos se não for bem administrado.


Sabemos que em vários casos não é possível escolher entre um dos dois. E no momento atual, com a crise mundial gerada pelo coronavírus, conciliar essas duas rotinas não é apenas desgastante como também perigoso.


Por isso, preparamos algumas dicas que podem ser úteis para tentar conduzir esse processo da melhor maneira possível. Cada realidade é única e sabemos que muita gente não pode trabalhar de casa, como seria o mais recomendado. Por isso tentamos agrupar alguns passos que englobem o maior número de pessoas.


Seja um excelente gestor do seu tempo


Com uma jornada dupla, você precisa saber exatamente quais serão seus momentos envolvido em alguma ocupação e qual e quanto será o seu tempo livre.

Também é importante considerar quantas horas fora das aulas você precisará para estudar os conteúdos e realizar atividades e quanto tempo você trabalha.


Você precisará calcular o tempo gasto com deslocamento, sobretudo se vive em uma grande cidade, na qual há um trânsito mais intenso. Por isso uma agenda, física ou digital ou um planner serão seus grandes aliados. Assim, você consegue se programar e saber quais são seus dias mais tranquilos ou mais ocupados e se sobrecarrega menos mentalmente, já que não terá que pensar mais nisso.


Tenha momentos para lazer e relaxar


O tempo que cada um terá disponível para se desligar tanto do trabalho quanto dos estudos será relativo. Mas se você aplicar bem o passo anterior, com certeza conseguirá ter um pouco mais de tempo livre.


É importante ter em mente que momentos de descanso são essenciais para a nossa saúde mental e para a nossa produtividade. O cansaço é desmotivador e pode ter consequências muito negativas para a nossa vida.


Por isso, não se sinta culpado quando estiver descansando. Lembre-se que você já tem uma rotina desgastante por si só e por isso merece relaxar. Caso esteja trabalhando de casa, é ainda mais importante saber separar o trabalho do momento de lazer.


Então tenha um espaço reservado para realizar suas tarefas, e lembre-se de que quando você sair de lá, o seu trabalho e seus estudos terminaram e você deve se desligar de tudo isso até o dia seguinte.


Não procrastine


Em muitos momentos, ainda mais quando há o cansaço físico e mental de uma jornada dupla, nos sentimos tentados a postergar nossas atividades. Porém, com uma rotina apertada, isso pode ser prejudicial.


Por isso, tente sempre estar adiantado com suas tarefas tanto do trabalho quanto dos estudos. Assim, você conseguirá ter mais tempo livre e mais momentos de folga.


Mantenha os cuidados necessários de higiene e o distanciamento


Caso você esteja precisando sair de casa para trabalhar, lembre de seguir todos os passos recomendados para se prevenir do coronavírus. Você pode ler mais sobre isso em um post anterior clicando aqui.



Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.