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Seja próximo do seu cliente para atingir esses 3 objetivos-chave

A relação pessoal com o seu contratante é um tabu para muitas pessoas, especialmente por conta de uma possibilidade de antiprofissionalismo, mas, contrariando esse modo de pensar, vemos que a relação de amizade com um cliente está relacionada com 3 objetivos-chave do marketing. Nesse post, vamos falar um pouco sobre esses objetivos e te mostrar o motivo de ser importante se importar com sua relação com seu cliente.

Essa relação é importante, principalmente, para pessoas que têm contato constante com seus clientes, como vendedores e prestadores de serviços, que representam grande porção do mercado de trabalho. Através desse modo de se relacionar com seus contratantes, você tem o estabelecimento de um rapport, que pode ser visto em um contexto empresarial como a percepção de um cliente de ter tido uma interação agradável com o empregado, assim caracterizando uma relação pessoal entre ambos.

Agora que já definimos o que é rapport, veja os objetivos-chave com os quais ele se relaciona:


1 - Satisfação


Mesmo que você ignore a relação que constrói com o seu cliente, ele certamente não fará isso. A experiência dele com o seu serviço pode até terminar na entrega final (o famoso "termina quando termina"), mas antes disso atravessa vários aspectos, incluindo como pontos principais o modo como foi tratado, o repasse de informações que recebe e a preocupação que ele percebe que você tem com ele.

Se preocupar com esse relacionamento pode ser a chave para a experiência do seu cliente não acabar ao fim do serviço, assim como veremos a seguir.


2 - Lealdade


Se seu cliente está satisfeito com o produto final que recebeu, vai contratar de novo, certo? Bom, parcialmente. Seu cliente com certeza procura por um bom serviço, mas siga essa linha de pensamento:

Quando você tem problemas, quem você procura? Provavelmente uma pessoa que tenha maior familiaridade com o assunto, mas, acima de tudo, uma pessoa que tenha familiaridade com você. Um amigo que resolva nossos problemas é um sonho de todos. Quando for tentar ser amigo do seu cliente, lembre de estabelecer a relação de forma que ele pense que você quer ajudá-lo, mas tem de cobrar por isso. A partir disso, ele recorrerá a você para resolver seus problemas tanto pela relação pessoal quanto pelo produto.


3 - Prospecção passiva boca-a-boca

Como mencionamos acima, amigos fazem um papel importante ao fazer negócios, e a recomendação boca-a-boca, como você deve saber, é o melhor tipo de prospecção para a sua empresa. As chances de alguém recomendar seus serviços aumentam drasticamente quando você tem alguma relação já construída com essa pessoa. Mas lembre da importância de manter o contato com ela para que ela tenha você na cabeça quando essa demanda chegar para ela.


Para além desse laço a ser formado com a clientela, lembre-se da necessidade de negociar bem com ela para conseguir fechar o projeto, e não ter só mais uma amizade. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Agora é hora de colocar em prática o que aprendeu. Boa sorte!


Texto feito por Bruno Lataro Gonçalves

Produtor de conteúdo da RH Jr.


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