• RH Jr

Saiba rapidamente quais são os estilos de liderança e seus relacionamentos


Apesar de existirem inúmeras prescrições de “como ser um líder”, é impossível

alcançarmos um ideal, pois o trabalho prático difere muito do trabalho idealizado

teoricamente. Além disso, cada sujeito tem suas peculiaridades e personalidade próprias, dificultando seguir um padrão pré-determinado. Entretanto, podemos conhecer e entender melhor os tipos de liderança e, a partir disso, procurar desenvolver certas habilidades que são estimadas para quem ocupa cargos de gerência, diretoria, administração, entre outros de chefia, favorecendo não só à empresa contratante e aos que estão submetidos às ordens de outra pessoa, mas também a si próprio.


Entre os tipos de liderança, vemos diversas teorias, mas aqui iremos tratar de uma delas que consistem em três tipos de liderança: autocrática, liberal e democrática. Discorreremos a seguir sobre cada uma.


1. LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

A liderança autocrática é caracterizada pela centralização, por parte do líder, das

decisões e autoridade. Os subordinados não possuem qualquer liberdade de escolha. A ênfase é somente no líder, e ele possui características como dominador; emite ordens e espera obediência plena dos subordinados.

Geralmente, esse tipo de líder não são pessoas muito abertas a sugestões e dificilmente desviam de sua rota inicial.

Como consequência desse tipo de liderança, os grupos que estão submetidos a ele

apresentam maior produção, porém com excesso de carga de trabalho, evidenciado por sinais de tensão, frustração e agressividade. É importante ressaltar que esse tipo de liderança é extremamente prejudicial para o clima organizacional e para a motivação dos funcionários, uma vez que não valoriza os colaboradores.


2. LIDERANÇA LIBERAL

Já a liderança liberal segue um modelo em que o líder permite total liberdade para a

tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. Nesse tipo de liderança, a ênfase é somente o grupo.

Os grupos submetidos à liderança liberal não se saem bem quanto à quantidade nem à qualidade do serviço prestado. Algumas características observadas são: fortes sinais de individualismo; desagregação; insatisfação; agressividade; pouco respeito ao líder.


3. LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

Na liderança democrática a atuação do líder ocorre de forma a facilitar a orientação do

grupo ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias. Além disso, as decisões são tomadas em conjunto com os trabalhadores. O líder ouve, orienta e impulsiona os membros. Grupos que são submetidos à liderança democrática apresentam melhor qualidade de trabalho, acompanhadas de um bom clima de satisfação, integração, responsabilidade e

comprometimento das pessoas.


Estudos defendem fortemente a adoção da liderança democrática. Muito disso se deve

ao fato de que é compatível com uma forma de administração participativa e estratégia de interdependência, em que as decisões são repartidas, o que torna todos responsáveis, participativos, conscientes e profissionais.


Precisa desenvolver seus líderes de acordo com as necessidades do seu time? Então conheça o nosso serviço de Desenvolvimento de Líderes!




Texto adaptado por Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.


#liderança #desenvolvimentodelideres #estilosdeliderança #ParaCegoVer



Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.