• RH Jr

Saiba os principais elementos avaliados em um processo seletivo

Você já concorreu a uma vaga de emprego e sentiu que não sabia o que seria avaliado, nem o que teria mais peso para, realmente, conquistar a vaga? Então esse post é ideal para você! Apesar de cada empresa adotar seu próprio critério de seleção, o mercado hoje está voltado para avaliar alguns elementos essenciais, a fim de que se evitem contratações de pessoas sem o fit cultural e que não são possuem alguns pré-requisitos para exercer o cargo. Esses elementos serão citados a seguir:


1. Currículo

Sim, o currículo ainda é uma ferramenta muito importante para o avaliador "filtrar" quem preenche os requisitos e se destaca. Portanto, capriche bem na formatação, certifique-se de que as informações essenciais estão contidas e não minta de forma alguma, pois isso pode ser avaliado em próximas etapas. Para mais informações sobre como fazer um bom currículo, confira nosso blogpost a seguir: https://www.rhjr.com.br/blog/como-fazer-um-bom-curr%C3%ADculo


2. Carta de intenção

Esse elemento é muito comum para avaliar, por exemplo, candidatos para uma vaga de estágio e bolsas. Na carta de intenção, são avaliadas as motivações para concorrer ao cargo e a trajetória de vida profissional que fez com que o candidato se interessasse pela vaga. Portanto, quando for solicitada, a carta deve ser sucinta, objetiva (não deve ultrapassar uma página) e deve conter todos os elementos que você quer destacar em si mesmo que não constam no seu currículo.


3. Fit cultural

O fit cultural, explicado no blogpost "Fit cultural: o que é e qual a importância dele?", costuma ser avaliado ao longo de todo o processo, seja por meio de ferramentas mais técnicas, como entrevista e dinâmica, seja por observação de como os participantes agem, conversam e resolvem problemas. Portanto, antes de se candidatar, pesquise sobre a empresa, saiba os valores, missão e visão e veja se você se identifica com ela e com a cultura; caso contrário, não perca tempo se candidatando para algo que você sabe que não vai gostar, pois a chance de te desmotivar é alta.


4. Resolução de problemas

Sem dúvidas, o mercado hoje demanda profissionais criativos e capazes de solucionar problemas de forma rápida e eficaz. Assim, muitas empresas exigem isso do candidato e avaliam isso de diversas maneiras, como em cases, dinâmicas e no processo trainee. Por isso, quando for necessário você resolver alguma demanda, abuse da sua criatividade!


5. Liderança

É comum, em todo o processo, os avaliadores observarem estilos de liderança de uma pessoa e notar se ela é ou não valorizada de acordo com a cultura da empresa. Por exemplo: se alguma empresa preza por uma maior horizontalidade nas decisões, um candidato que se mostre autoritário e fechado para as opiniões dos outros candidatos não seria o ideal para aquele contexto.


Esses são apenas alguns elementos que são avaliados, mas lembre-se de que isso varia! Algumas empresas preferem focar mais em alguns do que em outros, e existem muitos outros que também podem ser considerados quando um processo seletivo for realizado, tudo depende do contexto e da cultura da empresa. Caso queira saber mais sobre isso, venha conversar com a gente pelo chat!




Texto feito por Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.

#processoseletivo #ParaCegoVer #elementos #variados

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.