• RH Jr

Por que você deveria investir em gestão de pessoas?

A gestão de pessoas, como a própria definição oferece, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas para administrar o comportamento interno e potencializar o capital humano nas organizações. Infelizmente, os empreendedores não costumam investir muito nesse quesito, pois ainda acreditam que as pessoas fazem parte da operação, e não da estratégia da empresa.


Investir em gestão de pessoas com foco estratégico é, basicamente, administrar uma equipe com qualidade e saber escolher as pessoas certas para a função. Trabalhando isso, você garante visibilidade no mercado e benefícios inimagináveis, como:


1. Melhorias no clima organizacional

Garantir que seu time esteja engajado e motivado com os objetivos da empresa é um passo primordial para garantir uma boa convivência na sua empresa. Para isso, certifique-se que o salário é condizente com a função da pessoa, invista em estratégias de motivação e ofereça oportunidades para crescimento pessoal e profissional com treinamentos. Estabelecer uma cultura de feedback também é importante para garantir esse quesito.


2. Estabelecimento de uma cultura organizacional

O investimento em gestão de pessoas vai permitir que você enxergue como os seus funcionários trabalham, qual a visão, a missão e os valores da empresa. Elencar esses fatores é uma estratégia para seu processo seletivo, de modo que apenas as pessoas com o fit cultural serão selecionadas, diminuindo o turn over e garantindo um time de alta performance empenhados com os objetivos da organização.


3. Aumento da qualidade e produtividade das equipes

O investimento na motivação trazem retorno direto para a produtividade das equipes e a qualidade dos serviços. O engajamento se caracteriza pela pessoa querer fazer além de suas responsabilidades e se preocupar, ao máximo, com a qualidade do seu trabalho. Para isso, a pessoa precisa se sentir parte da organização e importante para atingir os objetivos; portanto, trabalhe estratégias que visam o reconhecimento do trabalho de cada um e inclua os funcionários nos processos de decisão da empresa, uma vez que eles são os principais afetados.


Esses exemplos são apenas básicos em comparação ao resto dos benefícios que, a longo prazo, irão ajudar sua empresa a alavancar no mercado de trabalho. Caso se interesse, pesquise sobre ferramentas que irão te auxiliar nesses fatores ou contate-nos, oferecemos serviços que certamente podem te ajudar nessa batalha!





Texto feito por Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.


#ParaCegoVer #gestaodepessoas #desenvolvimentodepessoas #produtividade #climaorganizacional

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.