• RH Jr

Por que seus funcionários devem se identificar com a sua empresa?

Desde o século XX, o clima organizacional começou a ser estudado, bem como suas consequências positivas e negativas. Entretanto, até hoje muitas empresas não dão a devida importância a esse conceito essencial no mercado de trabalho. Nesse sentido, o clima organizacional serve como meio para se compreender o modo como a situação do trabalho afeta o comportamento e as atitudes dos funcionários no ambiente empresarial. Desse modo, a identificação do funcionário com a empresa surge como um dos principais pilares desse conceito.


A identificação do funcionário com a empresa é fundamentada no sentimento de pertencimento à organização, já que o funcionário tem a sensação de compartilhar objetivos pessoais e organizacionais. Desse modo, quando ocorre essa identificação surgem diversos pontos positivos, como:


Produtividade:

Quando o funcionário se identifica com a empresa, a produtividade, dedicação e motivação são afetadas positivamente, uma vez que ele sente como um objetivo pessoal os objetivos da empresa. Assim, mais motivado a produzir o que ele se identifica, que é o que é produzido pela empresa. Dessa forma, a eficiência da organização é muito influenciada por esse sentimento de identificação.


Clima Organizacional:

O clima organizacional também é melhorado, pois o contratado se sente satisfeito onde está na empresa. Além disso, esse fator positivo abre espaço para a criação de elos de amizade, confiança e companheirismo entre funcionários e chefes. Desse modo, o clima irá ser aperfeiçoado gerando mais valor à instituição.


Participação:

Como o funcionário e a empresa têm os mesmos objetivos, um comportamento comum e desejável para todo clima organizacional é a maior participação de seus componentes em projetos e conselhos sobre as demandas da empresa. Portanto, dessa maneira, ficará mais fácil para a empresa atingir as metas almejadas.


Em vista disso, nota-se que a identificação do funcionário com a empresa é algo primordial atualmente e reflete em pontos cruciais em qualquer organização, que são a produtividade, o clima organizacional e a participação efetiva de seus funcionários.



Robert Messias

Pós - Júnior da RH Consultoria Júnior


#identificação #gestãointerna

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.