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Os principais erros cometidos na hora de dar um feedback


O feedback é um processo no qual uma pessoa transmite à outra sua percepção a respeito de algum comportamento, seja ele bom ou não, que merece ser reconhecido (feedback positivo) ou melhorado (feedback negativo), esse último podendo ser construtivo, corretivo, ofensivo ou inadequado. Entretanto, apesar de parecer fácil dar feedbacks, muitas pessoas cometem erros que podem piorar a situação e humilhar a pessoa. Aqui estão alguns deles:


1) Feedbacks que não dizem respeito a um comportamento específico e que, portanto, não é possível mudá-lo ou reforçá-lo.

Nessa categoria, enquadram-se os feedbacks com informações vagas e genéricas e os que dizem respeito a uma característica própria da pessoa que ela não consegue mudar (exemplo: você é muito tímido, mude isso em você). É necessário ser impessoal, julgar a pessoa causa humilhação e compromete o clima organizacional;


2) Timing

O tempo máximo recomendado para dar um feedback a uma pessoa é uma semana após o comportamento a ser discutido. Portanto, dar feedbacks muito depois disso pode fazer com que a pessoa se esqueça do que fez;


3) Sem espaço para dúvidas e esclarecimentos

É importante, depois de ter falado tudo para a pessoa, deixar a vez dela de falar. A falta desse espaço pode, no futuro, acarretar em falhas de comunicação e no relacionamento interpessoal, uma vez que a pessoa não teve oportunidade de perguntar e mostrar que o feedback foi útil ou não para ela;


4) Feedbacks que não apresentam sugestões de melhoria

Como o feedback tem como objetivo desenvolver algo na pessoa, é preciso que você ajude ela nesse processo. Procure dar sugestões que sejam possíveis de serem feitas, caso contrário, só vai gerar frustração e insegurança;


5) Lugar

Para dar um feedback adequado, procure não fazer isso na frente de outras pessoas para evitar humilhações desnecessárias. Pergunte à pessoa se pode dar um feedback e marque um lugar apropriado para vocês discutirem a respeito.


Dito isso, agora você já tem uma noção de como deve ser feito um feedback para que ele não vire um problema no futuro. Agora é só praticar!





Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.

#feedback #erros #desenvolvimentodepessoas

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