O que significa ser o “novo RH?”

O que significa ser o “novo RH?”

O avanço da tecnologia modificou a forma como o Recursos Humanos atua no mercado, já que por meio do people analytics é possível traçar comportamentos e registrar dados para que o conhecimento da psicologia organizacional possa interagir com a cultura organizacional, a fim de otimizar tanto a performance das empresas quanto o Fit cultural, trazendo mais adaptabilidade ao membro na equipe.

A Tecnologia

A psicologia organizacional foi revolucionada com o avanço das tecnologias, já que por meio de programas (softwares) e coleta de dados é possível indicar um perfil profissional, que se caracteriza pela descrição das aptidões e dificuldade que uma pessoa tem, fazendo com que ela se encaixe em uma categoria comportamental e possa trabalhar a partir disso, seja sendo mais indicado para determinada vaga de emprego, seja para buscar projetos e novas oportunidades.

 

Na prática, esses “testes” funcionam reunindo características atribuindo-as a categorias. Por exemplo, se uma pessoa é mais destemida, possui facilidade em falar em público e precisa de reconhecimento de seu trabalho para se sentir motivado ele estará em uma categoria. Se a pessoa demanda de uma rotina estável, é mais centrada e possui processos mais bem definidos ela já se encaixa em uma outra categoria.

 

Essa metodologia é baseada na teoria DISC, idealizada pelo psicólogo William Marston.

A partir dessa categorização dos perfis, pode-se trabalhar com processos específicos para cada colaborador, trazendo capacitações e dinâmicas de trabalho que correspondam ao descrito pelo programa, de forma que o membro sempre estará trabalhando com a função que se encaixa melhor na sua categoria.

 

Cultura Organizacional

 

Surgem também novas expressões e formas de trabalho. O próprio RH passou do setor de contratação e resolução de problemas internos para um dos pilares das empresas, sendo responsável por idealizar e concretizar uma cultura organizacional com a qual todos os membros devem se identificar e utiliza-la como guia para se projetar dentro da empresa. A cultura organizacional muitas vezes envolve tornar claro e objetivo o motivo da existência daquela empresa e por que o trabalho exercido ali dentro é importante e agregador, da forma que variantes como motivação, produção, bem estar, relações internas e externas, posicionamento de marca e várias outras, estejam imersas no que chamamos de Cultura Organizacional.

 

Um RH estruturado, passa a ser, um chamativo para as instituições, já que o colaborador vai sentir que está sendo cuidado e que sua presença ali é importante, além de organizar toda a parte emocional e estratégica da empresa quando falamos de gestão de pessoas.

 

Recursos Humanos e a humanidade

 

As pautas sociais estão fortes como nunca, e o RH é um agente importante nessa luta. A poucos anos atrás o nosso coletivo não se importava com inclusão e a meritocracia era o discurso mais utilizado para justificar as diferenças sociais. Porém, com o aumento das lutas contra a desigualdade em todos os sentidos, a sociedade passa a tolerar cada vez menos diferenças e injustiças dentro de empresas, o novo normal é cada vez mais pessoas que fazem parte das minorias ocuparem as cadeiras de liderança e ocupar espaço onde antes não tinham voz e presença.

 

A sociedade precisa disso e as pessoas estão abrindo a cabeça para essa mudança, e o RH, responsável pela maioria dos processos de recrutamento e seleção, deve ser um dos meios facilitadores para esse processo ocorrer. Quando antes os currículos eram o principal meio de contratação, hoje devemos estar atentos à história de vida e como aquela pessoa pode transformar e ser transformada ao ingressar na empresa.

 

O profissional hoje é avaliado para além do currículo e meio social: as experiências e habilidades desenvolvidas por meio das vivências deve ser levada em consideração, já que cursos profissionalizantes e conteúdo estão muito acessíveis na internet, mas a forma como a pessoa lida com situações e desempenha no cotidiano não possuem forma de ensino tão fáceis assim.

 

Ezio Laurenti Neto – Assessor de Mídias