O que os atletas de alta performance têm a nos ensinar sobre sucesso profissional

Na Wall Street ficam a Bolsa de Valores e os escritórios dos maiores bancos e instituições financeiras dos Estados Unidos. Nela, é comum encontrarmos, principalmente, ex-atletas de futebol americano que optaram pelo mundo das negociações. Além das competências técnicas necessárias, os recrutadores encontraram alguns fatores preponderantes que fazem os esportistas se darem bem com as organizações.



Os atletas nos ensinam disciplina, confiança, resistência às frustrações e trabalho em equipe. São verdadeiros líderes e influenciadores, capazes de nos inspirar com sua força, velocidade e preparo mental. Essa visão vai além das quadras e campos e pode nos inspirar na busca pelo sucesso profissional. Aqui estão algumas lições que podem ser aprendidas:


1- Controle Emocional


É inquestionável que além da preparação física é necessária a preparação psicológica na prática esportiva. Isso também pode ser aplicado nos negócios. Assim como um boxeador estuda o seu adversário visualizando os seus possíveis movimentos, é possível preparar o desempenho nas reuniões e projetos planejando o melhor discurso e antecipando possíveis dúvidas. A visualização ajuda na previsão dos ocorridos e consequente diminuição da insegurança, o que corrobora um bom controle emocional.


2- Ganhar e Perder


O primeiro treinador campeão do Super Bowl, Vince Lombardi, diz que "Não se trata de como você é derrubado, mas como você se levanta”. No mundo do esporte, perder faz parte do aprendizado contínuo. É preciso conhecer as próprias falhas para corrigi-las por meio do treinamento e esse modo de ver as coisas e lidar com elas pode ser aplicado no mundo corporativo. Devemos reconhecer o que funciona e o que não funciona. O erro em si não é o problema das empresas. Todavia, cometê-lo várias vezes, não saber o porquê de seu ocorrido ou culpar o companheiro pelos fracassos, sim.


3- Trabalho em Equipe


No mundo esportivo, responsabilidades individuais e coletivas devem estar alinhadas ao objetivo final do clube. Nas companhias isso também é primordial. Times multidisciplinares, focados em objetivos claros, são mais eficientes em observar pontos fortes e fracos e na busca por melhorias. A equipe comercial, por exemplo, precisa se conhecer bem para planejar, identificar gaps e propor soluções.


3- Treino, Tenacidade e Foco


Não existe jogador que vença e treine eventualmente, a rotina de preparação é diária. Ninguém nasce pronto, é necessário se dedicar para superar. Ser tenaz, ou seja, resistente quando temos um objetivo também é de grande valia. Michael Phelps, ganhador de 5 medalhas de ouro na Olimpíada Rio-2016, treina seis horas por dia, todos os dias, incluindo feriados. Claro que objetivos diferentes admitem necessidades diferentes, porém os bons exemplos devem sempre ser lembrados para o engajamento necessário no alcance das metas.


4- Aprendizado e Reflexão


A essência de qualquer atleta de alta performance é superar seus próprios limites. Não importa o que foi alcançado, eles querem ir além de si mesmos. Nós, profissionais do mercado, precisamos ter em mente que o alcance de novos patamares passa diretamente pelo aprimoramento constante. Assim, estude, mantenha-se conectado às tendências dentro da sua área, acompanhe o mercado e não se limite. Também, uma autorreflexão das tomadas de decisão é ainda mais importante para que o investimento de energias seja feito da melhor forma e alcance o maior potencial nas projeções idealizadas.


Afinal


Usar seu talento a serviço de um propósito de vida é a chave para o sucesso dos campeões do esporte e para qualquer pessoa. Ter este propósito claro não vai evitar que cometa erros ou que se sinta sempre motivado. Agir de acordo exige esforço, dedicação e resiliência, mas dá sentido para a vida. Para tudo o que fazemos todos os dias. E essa é a graça de tudo.


Para mais dicas sobre organização e produtividade clique aqui


Texto escrito por Amanda Rodrigues

Assessora de Comunicação da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.