• RH Jr

O que é educação corporativa e como ela pode ajudar sua empresa

Quando paramos e refletimos sobre o que nos mantém em um emprego, e elencamos mentalmente cada um dos motivos, um dos primeiros que surge é com certeza o salário. Contudo, cada vez mais isso não representa a única razão que mantém um colaborador em seu cargo. Há uma necessidade de se sentir motivado, acreditar que seu local de trabalho fornece condições para que você possa crescer e desenvolver seu potencial ao máximo.

É preenchendo essa lacuna que a educação corporativa entra em cena. Essa medida consiste na adoção de práticas que visam o desenvolvimento dos colabores e a geração de novos conhecimentos. Dessa forma, os funcionários se engajam mais e, consequentemente, há um retorno maior para a empresa, já que ela terá profissionais que se tornaram mais qualificados dentro da sua firma. Para entender o que é necessário fazer para implementar essa política e como ela é benéfica, continue lendo.




Oferecer cursos


Os cursos e aulas de capacitação podem ser oferecidos dentro da própria empresa, em alguma de suas salas. Essa é uma forma de investir no aprimoramento dos seus colaboradores já contratados. Demonstra uma perspectiva mais realista do contexto dos indivíduos, uma vez que não espera que eles ingressem em seus cargos completamente prontos e alinhados com o perfil do novo emprego. Dessa forma, são as capacitações que irão preparar esses colaboradores.

As aulas e palestras também podem ser oferecidas na modalidade a distância, poupando assim algum tempo de trabalho. Mas é importante que haja uma interação entre os membros e um feedback dos mesmos sobre a maneira como os cursos estão sendo conduzidos e se eles acham que estão incrementando suas habilidades com eles.


Benefícios


Como foi dito anteriormente, são inúmeros os pontos positivos que advém da implementação da educação corporativa. Dentre eles os mais notáveis são:


1.Maior motivação


Quando o colaborador percebe que está havendo um investimento nele e em sua carreira, surge um sentimento de gratidão pela empresa, pelo fato de estar sendo reconhecido como alguém com possibilidades de crescimento. Além disso, quanto melhor preparado o funcionário estiver, com maior segurança ele irá exercer suas funções, o que trará retorno na qualidade da sua produção dentro da companhia. E, por fim, quanto mais engajado o colaborador estiver, menor o índice de turnover.


2.Vantagem no mercado


Uma empresa que investe em seus colaboradores e que, consequentemente, tem um grupo de pessoas mais motivadas e bem preparadas, com certeza se destaca frente aos concorrentes. Há não só uma produção maior como também uma produção de mais qualidade, o que representa uma uma vantagem competitiva e uma prova do retorno dos investimentos feitos no seu pessoal.


3.Colaboradores mais confiantes


Os treinamentos fazem com que os funcionários se sintam mais capazes e mais confiantes. Dessa forma, eles passam a se sentir mais a vontade para dar sugestões e compartilhar suas ideias. Assim, uma ampla gama de novas possibilidades se abre, já que mais pessoas estão dispostas a oferecer novas soluções que ninguém havia vislumbrado antes.


Se interessou pelo assunto? Acha que sua empresa precisa investir mais em treinamentos? Clique aqui para conhecer alguns dos nossos serviços que podem ajudá-lo.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.


#RH #Recursoshumanos #educaçãocorporativa





Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.