• RH Jr

O conhecimento e a história de vida das pessoas

A experiência de vida das pessoas pode nos ensinar muito, porém, com o avanços das tecnologias estamos sofrendo um distanciamento social e essa ferramenta não está sendo tão utilizada como poderia, devido a sua importância na nossa história.



A Internet como fonte de aprendizado


Com a popularização da internet o acesso ao conhecimento e à informação se tornou prático e eficaz o suficiente para podermos construir respostas e planejamentos sem contar com a ajuda de outras pessoas ou grupos sociais, já que com um simples clique podemos encontrar artigos de referencia em todas as áreas, cursos, palestras e várias outras fontes de informação, tudo isso do conforto do lar.


Toda essa praticidade e conforto, nos faz questionar se realmente essa ferramenta apresenta só vantagens na construção do conhecimento, e é sobre esses pontos que vamos falar.


As experiências como fonte de aprendizado


Nos estudos das ciências humanas existe uma ferramenta muito valiosa para a realização de pesquisas e construção de conhecimento: a história de vida de outro ser humano. Pode parecer pouco prático ou subjetivo, porém observar com um olhar investigativo as experiências de vida das pessoas pode ser uma fonte muito valiosa de informações e conhecimento.


Os acontecimentos cotidianos, sejam eles marcantes ou rotineiros, para cada individuo se faz de uma forma específica e única, já que percebemos o mundo de formas diferentes: essa característica das vivencias que nos permite transformar as narrativas de vida de cada um em uma grande fonte de aprendizado, pois as vezes não precisamos de cursos, mentorias, coachings ou palestras para aprender ou resolver uma situação, e sim uma perspectiva diferente sobre a causa, o que pode ser acessado por meio de uma conversa com alguém que já viveu o que você está vivendo.


A experiência de vida dos outros pode também nos ensinar sobre coisas mais profundas como empatia, respeito, outras realidades que não a nossa, e transformar nossa visão de mundo por meio da ampliação do nosso campo de percepção de vida.

Somos seres complexos e temos muito o que aprender e ensinar, por isso devemos aproveitar essa característica para nos aprofundar mais na construção do conhecimento, e não nos limitar ao que encontramos na internet, onde podemos nos deparar com uma construção do conhecimento um pouco superficial.


Como aprender por meio da experiência de vida do outro?


Se você optar por essa forma de aprendizado, deve trabalhar seu olhar questionador e investigativo sobre as pessoas, de forma que o foco deve ser sempre o resultado almejado, que é aprender. Quando uma pessoa vier compartilhar uma história, vivência ou um simples desabafo, tente escutar e absorver aquilo com uma visão compreensiva, buscando entender tanto os motivos que a pessoa está compartilhando aquilo com você, tanto os efeitos disso na vida dela, na sua, e na das pessoas em volta. Dessa forma você sempre terá algo para refletir e absorver, que poderá servir tanto para algo que você está passando no momento, quanto algo que poderá surgir no futuro.


Ezio Laurenti Neto - Assessor de Mídias

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.