• RH Jr

Marketing pessoal: aprenda a usá-lo para conseguir um ótimo emprego

As oportunidades de emprego tem se tornado cada vez mais concorridas. O número de pessoas com um curso superior vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, dessa forma, é necessário que os candidatos a vagas de trabalho tenham outros diferenciais além de uma graduação ou um segundo idioma. É nessa lacuna que o marketing pessoal pode ser uma grande ajuda. Trata-se de uma forma de se utilizar de técnicas do marketing tradicional em virtude da sua própria imagem profissional.

Assim, você pode ser capaz de "se vender" da melhor forma, influenciando o modo como é percebido por seus colegas e possíveis contratantes. Conheça a seguir algumas diretrizes que podem ajudá-lo, com auxílio do marketing pessoal, a conseguir a vaga dos seus sonhos.




Fortaleça seu networking


O networking é uma das ferramentas mais importantes dentro do mercado. Quando se tem uma rede sólida de contatos profissionais, uma extensa gama de oportunidades de trabalho pode se abrir a sua frente. Porém, essas conexões não devem ficar restritas as pessoas que você já conhece, como familiares, amigos e antigos colegas de trabalho. Você deve buscar incrementá-la ativamente. Uma boa forma de expandir a sua rede é buscando estabelecer diálogos com pessoas que atuam em locais que você gostaria de trabalhar. Isso pode ser feito através do LinkedIn, por exemplo. Você também pode frequentar palestras e fóruns que tratam sobre temas da sua área. Nesses espaços é importante que você adote uma postura comunicativa, estabelecendo conversas nas quais seja possível dizer onde você já trabalhou e o que está buscando. Além disso, ser alguém que procura ajudar aqueles que também precisam da sua ajuda ou consultoria profissional. Assim você será uma referência, alguém que será lembrado, e isso pode levar a benefícios no futuro.


Cuide da sua imagem na internet


Atualmente, as redes sociais representam uma grande vitrine da vida de cada um. Por isso, não é raro que seus perfis sejam pesquisados quando vocês está sendo submetido a um processo de seleção para um cargo. Logo, é importante pensar na imagem que está sendo retratada. É claro que a internet é um espaço onde a maioria das pessoas gosta de mostrar seu cotidiano, viagens e aspectos mais descontraídos de si mesmo. Mas é importante pensar na imagem que está sendo transmitida. Se você entrasse no seu Instagram agora, você se levaria a sério? Contrataria alguém assim para a sua empresa? É importante que essa reflexão seja sempre feita, além disso, existem formas de compartilhar postagens de caráter mais pessoal apenas para seus amigos e pessoas mais próximas.


Tenha um objetivo claro


Antes de mais nada, é essencial que que se tenha em mente de maneira muita clara, o que você está buscando profissionalmente. Quer um emprego melhor? Precisa ser recolocado? Quem mudar totalmente de área? Quando essas questões tiverem sido respondidas, você pode começar a entender para quem irá fazer seu marketing pessoal e de que forma. Como seu currículo deverá ser, onde irá buscar conexões, de qual forma irá se portar, etc. Esse deve ser o primeiro passo.


Com essas dicas simples você com certeza será capaz de usar sua imagem profissional a seu favor e encontrar a vaga que tanto almeja. Para saber mais sobre como se destacar na busca de um emprego clique aqui.


#RH #Marketing #Marketingpessoal


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.