Liderar na incerteza - o que a RH Consultoria Júnior tem aprendido

A crise mundial provocada pelo novo coronavírus desestabilizou a todos. Em meio a tantas incertezas os líderes da maioria das empresas precisaram assumir o controle e se reinventar rapidamente, e com a RH Jr não foi diferente.



Ninguém poderia imaginar que os efeitos da pandemia, assim como a reclusão social, durariam tanto tempo. O período já dura cerca de quatro meses no Brasil e nesse meio tempo, as empresas precisaram se adaptar para continuarem competitivas.


Nesses momentos incertos, mais do que nunca, a figura dos líderes é tão importante. Já falamos em posts anteriores sobre atitudes que um bom líder deve adotar, você pode conferir clicando aqui.


São eles que irão manter os colaboradores motivados e estabelecerão sua organização de forma a obter os melhores resultados possíveis. Por isso, aqui na RH Jr, nossos líderes se utilizaram de diversas estratégias para que obtivéssemos êxito e continuássemos nos desenvolvendo.


Separamos então alguns aprendizados derivados de toda essa experiência de liderar na incerteza que serão tão úteis futuramente, quando a pandemia de fato acabar, quanto agora.


É preciso ter flexibilidade


Situações inesperadas pedem por uma rápida adaptação. Por isso, é muito importante que os gestores, diretores e gerentes tenham agilidade em sua tomada de decisões nesses momentos, mas sempre se mantendo abertos à mudança.


No momento atual, por exemplo, se ater a serviços e produtos que só funcionam presencialmente não faria sentido algum e poderia levar uma empresa a falência. É nesse sentido que a flexibilidade é tão importante.


Encare os problemas como desafios


A forma como enxergamos as situações pode influenciar na maneira como lidamos com elas. Quando o líder percebe que uma questão que poderia ser potencialmente problemática, como um novo desafio, medidas mais eficazes podem ser tomadas.


Assim, ele consegue estimular sua equipe a pensar em novas soluções e a chegar em um resultado mais efetivo. Aqui na RH os diretores mantém um contato bastante próximo com seus assessores, dessa forma, por eles sempre estimularem os brainstorms e aceitarem ideias vindas de todas as partes, temos tido bastante êxito.


E os problemas, em maior ou menor escala, também podem ser a chance de crescer em áreas que antes não eram abordadas. O que muitas empresas fizeram, e nós também, foi adaptar os serviços para meios digitais. E agora essa é uma nova possibilidade de trabalharmos com os nossos cursos e treinamentos, e alcançar mais pessoas.



Se preocupe ainda mais com o bem estar da sua equipe


Historicamente, já houveram momentos de grandes crises sociais e econômicas que exigiram que mudanças rápidas acontecessem. A grande depressão de 1929, as ditaduras na América Latina, Ásia e África, a crise de 2008 … E esses são apenas os eventos mais recentes.


Em todos esses casos, assim como no momento atual, que com certeza representará um grande marco na história e na geopolítica, é muito importante que os líderes, presidentes e gestores de modo geral, garantam o bem estar dos seus colaboradores.


Em uma entrevista com o presidente da RH Jr, Breno Marques, ele nos disse o seguinte :


Acho que um papel importante da liderança nesse sentido é conseguir servir de suporte para a amenização dos impactos. O líder seria como uma almofada, que recebe o impacto de forma mais macia, e auxilia na distribuição dele, para que sua equipe não o receba de maneira tão intensa.


Por isso, é muito importante avaliar a forma como as situações serão passadas adiante e buscar sempre compreender a realidade de cada um. A saúde mental em momentos como o de agora deve ser preservada, e as empresas têm um grande papel nisso.



Esteja presente mesmo que a distância


Quem ocupa um papel de liderança deve prezar por manter sua equipe unida e com um bom funcionamento. Trabalhando a distância, ou com horário reduzido, é mais difícil se fazer presente e mostrar com a mesma intensidade de antes que todos podem contar com você. Mas é nessas horas que essa atitude é mais importante.


Logo, é essencial realizar reuniões, se mostrar disponível para tirar dúvidas sobre novos processos que foram implementados (como plataformas de vídeo chamada ou ponto eletrônico online) e demonstrar que você está ali e representa um pilar para todas essas pessoas.


Conclusão


Momentos desafiadores podem gerar efeitos devastadores mas também podem ser um celeiro de novas possibilidades. É claro que muitos fatores influenciam em como cada empresa irá se adaptar a pandemia e suas consequências, existem elementos externos que fogem do nosso controle. Mas de toda forma, um líder que adota os passos descritos acima têm mais chances de conduzir sua empresa ao sucesso.


Para ler mais sobre liderança e sua importância clique aqui.



Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.



Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.