• RH Jr

Importância das fichas de descrição de cargos para a empresa e para o trabalhador

Como se sabe, as fichas de descrição de cargos são uma obrigação da empresa, que, ao mínimo uma vez a cada dois anos, deve revisá-la e atualizá-la. Mas, se você gosta de questionar e não tem tanto conhecimento na área, deve ter suas dúvidas de como esse dever é um auxílio para você.


Primeiramente, se você ainda não sabe do que se constitui essa ficha, deveria saber que os elementos que a compõe são: o nome do cargo, a posição hierárquica dele, o o principal objetivo dele, as atividades que serão exercidas, o nível de experiência e de formação acadêmica requeridos, as competências exigidas e os treinamentos que serão aplicados na pessoa que ocupar essa posição na empresa.

A partir disso, elaboramos as principais vantagens de se ter uma boa descrição de cargos na sua empresa, de forma separada para a empresa e para o trabalhador.




Para a empresa


Sabendo de quem cobrar


Com a ficha de descrição de cargos bem delimitada, você sabe o que é função de quem, então, quando define as metas, ao invés de ter de parabenizar ou culpar um setor inteiro, sabe quem é a pessoa a ser responsabilizada por cada meta batida pela empresa ou problema enfrentado.

A partir dessa análise, é mais fácil aumentar a efetividade das correções feitas pelo gestor, dos planos de desenvolvimento feitos pelo departamento de recursos humanos ou, caso chegue a isso, das demissões.


Recrutando a pessoa certa


Se você sabe bem o que a pessoa encarregada terá que fazer, será capaz de delimitar o perfil ideal da pessoa que ocuparia a vaga, traçando, para além da cultura comum ao setor, as competências e habilidades essenciais para exercer o trabalho.


Padronização da qualidade de funcionários


A partir de quando se sabe todos os treinamentos a serem aplicados no trabalhador de forma catalogada, é possível garantir que o funcionário terá conhecimento suficiente para exercer sua função.


Uma hierarquia correta


A hierarquia de uma empresa é a manutenção de sua ordem, porém, quando se tem uma empresa desorganizada na qual funcionários com perfil de liderança e pouca capacidade de seguir ordens são submetidos a líderes ruins, se tem uma alteração informal no organograma da empresa, que pode funcionar a princípio, mas causará confusões a quaisquer próximas pessoas a participar desse setor problemático.


Para o trabalhador


Sem surpresas


Não ser surpreendido com mais coisas para fazer do que foi te informado no momento da contratação é, primeiramente, um direito do trabalhador, mas, para além disso, um alívio. Com as expectativas alinhadas, você aumenta as chances de, como funcionário, ser feliz no seu emprego por ter um ambiente sem surpresas, e assim se manter motivado, o que pode, acima de tudo, trazer benefícios para a sua saúde.


Se desenvolvendo


Enquanto a empresa mantém um padrão de qualidade a partir dos treinamentos que te oferecem, você adquire conhecimentos aplicáveis dentro e fora do ambiente de trabalho. Esse conhecimento, independentemente da área, será útil em qualquer outro emprego que você queira e pode, caso não dê certo nessa empresa, ser colocado no seu currículo e te ajudar a conseguir um próximo emprego.


Agora que já sabe de todas essas vantagens, não exite em buscar profissionais capacitados para realizar esse serviço ou para capacitar seu próprio setor de recursos humanos. Se mantenha atualizado e tenha sucesso no mercado!


#PraCegoVer #descricaodecargos #ficha #mercado #mercadodetrabalho #empresa


Texto feito por Bruno Lataro Gonçalves

Produtor de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.