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Gestão de pessoas remota: como cuidar do seu time e liderar a distância?

Algumas empresas começam o retorno ao trabalho presencial, com uma série de restrições. Mas mesmo assim, a crise causada pela pandemia do novo coronavírus ainda deve perdurar por algum tempo, bem como a realização dos processos empresariais de maneira remota.




Um grande desafio desses tempos é realizar uma gestão eficiente de pessoas e exercer uma boa liderança, mesmo a distância.


É muito importante conseguir manter os colaboradores motivados, com equilíbrio entre as tarefas e a sua saúde mental e estimulados a pensarem em novas soluções para a empresa continuar estável em meio a pandemia.


Por isso preparamos uma lista com alguns passos que os seus gestores devem adotar para conseguir lidar com esse novo normal e gerenciar a todos da maneira mais efetiva possível. Confira.


Peça mais feedbacks do que nunca


Uma cultura de feedback bem estabelecida é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Nesse momento de gerenciamento remoto, ela se torna uma parte vital do funcionamento dos processos.


Estimule que sua equipe forneça retornos sobre tudo. As formas de comunicação podem não estar sendo efetivas ou alguém pode estar se sentindo sobrecarregado, por não estar conseguindo estabelecer uma rotina.


Por isso, os feedbacks agora precisam sem mais detalhados e precisos, porque não contamos com as sutilezas que o dia a dia nos fornece. Além disso, outras questões precisam ser reportadas, como o funcionamento das ferramentas de comunicação e execução de funções.


Seja empático a realidade de cada um


Trabalhando em casa, existem muitos fatores que influenciam na produtividade de cada um. Além disso, surge uma série de novos desafios ligados a adequação a essa rotina.


É preciso que o gestor se preocupe com isso. Consiga mapear e entender quem precisa de compartilhar o computador ou outros aparelhos com outras pessoas, quem está cuidando de filhos ou de parentes idosos, entre outros fatores.


Por isso o ideal é tentar adotar a postura mais empática possível. É claro que todos ainda têm obrigações e prazos a serem cumpridos. Mas é preciso se adequar à nova dinâmica e entender as suas limitações e os problemas que as pessoas podem encontrar, que não são sua culpa.


Tenha tudo bem estruturado


Podem surgir diversas dúvidas nesse momento de tantas incertezas. Por isso, como já existem muitas preocupações com a nossa realidade global, o seu papel enquanto gestor é garantir que os processos no trabalho sejam simplificados.


Isso otimiza as execuções, então também é muito importante que tudo seja sempre bem descrito, evitando margem para dúvidas e confusões.



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Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.





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