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Ferramentas que irão melhorar a comunicação de uma organização

Você sabe a importância da comunicação interna para o sucesso de uma organização? Ela é uma peça fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa, e por isso, merece devida consideração por parte de qualquer gestor. Um dos autores mais renomados acerca do estudo dos comportamentos organizacionais, Stephen P. Robbins (2005), aponta que a falta de uma comunicação eficaz é uma das maiores causas na redução do bom desempenho dos funcionários de uma organização, portanto, um bom entrosamento, seja entre líderes e colaboradores ou entre os setores da empresa, pode trazer diversos benefícios, como uma maior motivação dos funcionários, um maior alinhamento de toda a empresa, otimização do planejamento e execução dos processos, dentre outros.


A comunicação consiste em uma forma essencial e eficaz de uma empresa se manter e prosperar no âmbito do mercado competitivo atual, uma vez que estabelece um relacionamento entre a empresa e os funcionários, permitindo que eles acompanhem as suas principais ações e verifiquem o impacto de suas tarefas no alcance dos resultados traçados. A partir disso, os funcionários desenvolvem um senso de de pertencimento na empresa, no qual é possível que eles enxerguem as contribuições de cada um para com o objetivo final do coletivo, acarretando no aperfeiçoamento das relações interpessoais e no funcionamento organizacional da empresa como um todo.


As empresas precisam trabalhar o desenvolvimento de uma cultura baseada no diálogo e troca de ideias, impressões e sentimentos para manter uma boa organização. Dessa forma, as pessoas conhecem melhor os objetivos da empresa em que trabalham, ficando sempre motivadas e confiantes sobre sua participação em cada conquista, além de mais à vontade para opinar sobre decisões. É importante que os colaboradores estejam alinhados quanto aos objetivos a serem alcançados, até mesmo no dia a dia, compreendendo quais são os valores, crenças e regras de conduta da empresa.


Sendo assim, vê-se a importância da elaboração de boas estratégias de comunicação interna para torná-la mais eficaz e, consequentemente, permitir uma maior interação e integração para a empresa. E, para isso, alguns aplicativos tecnológicos podem ser utilizados para causar essa otimização. A seguir separamos 5 deles, que podem ser facilmente encontrados:


1. Google Drive

É uma das ferramentas mais simples e práticas de guardar os seus documentos na nuvem e acessar em qualquer lugar. É ótimo para arquivos muito pesados ou mesmo para o compartilhamento de itens entre os membros da empresa, além de contar com a possibilidade de usar aplicativos como o Google Docs e Google Sheets de forma compartilhada, dando muito mais agilidade aos processos. O Drive pode ser também um grande aliado para a gestão do conhecimento, que consiste no gerenciamento e compartilhamento de toda informação organizacional, processo este que também auxilia em uma boa comunicação e alinhamento dentro de uma organização.



2. Trello

Trata-se de um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas, que permite a visualização de todo o fluxo de trabalho com rapidez. Funciona em um esquema de quadros com listas, e cada lista com tarefas que podem ser datadas, delegadas para membros do grupo, receber checklists, anexos e muito mais. Essas tarefas podem ser endereçadas a diferentes membros da equipe, tornando a gestão de um grupo de trabalho ou projeto bem mais colaborativa.



3. Blogger

O Blogger é uma ferramenta gratuita do Google que permite a criação rápida de um blog interno da empresa para educar os colaboradores sobre a missão e os valores da organização, além de comunicar detalhes sobre os planos estratégicos, campanhas em andamento, treinamentos, benefícios e ainda divulgar conquistas, como prêmios, crescimento de mercado, novas plantas inauguradas ou lojas abertas. Além disso, é possível criar editorias por áreas e departamentos, cada um deles divulgando suas iniciativas e projetos.



4. Slack

Seu principal diferencial é que ele unifica em uma só plataforma serviços de e-mail, armazenamento e mensagens instantâneas de forma mais eficaz do que se comparado com outros programas do gênero. Disponível em nuvem, o app pode ser usado gratuitamente com algumas limitações.



5. Google Talk/Hangout

O GoogleTalk/Hangouts segue o padrão de chats das mídias sociais, mas essa característica não muda em nada o tom profissional e útil do programa. Com ele, é simples ter uma conversa com seus colaboradores, sendo inclusive possível convidar mais pessoas para a sala de bate-papo. Além disso, a conversa pode ser arquivada para ser usada posteriormente, e há maneiras de criar um sistema interno, se você tiver preocupação com questões de privacidade.




Lembre-se: a comunicação, quando realizada de forma efetiva, favorece o envolvimento dos colaboradores com os princípios da empresa, reforçando seus valores frente a eles. Além disso, ela é uma ferramenta que promove a sinergia para alcançar os resultados almejados e, por isso, é muito importante que seja incentivada dentro das organizações. As inovações tecnológicas, como as mostradas neste artigo, são grandes aliadas para isso, uma vez que trazem praticidade e eficiência para a transmissão de informações no dia-a-dia das empresas.


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