• RH Jr

Entenda o que é um profissional T-shaped em dois minutos

O perfil de um profissional desejável para uma empresa varia de tempos em tempos, de acordo com as demandas do mercado em cada época. Ele também se altera para cada companhia, baseando-se em suas necessidades específicas e tarefas que serão realizadas. Contudo, é possível preencher os requisitos de um perfil atraente para o maior número de empresas. Basta adequar-se ao modelo T-shaped. Quanto mais profissionais desse tipo uma companhia possui, mais a criatividade e o trabalho colaborativo são fortalecidos. Mas afinal, o que é um profissional T-shaped? Continue lendo para descobrir.


Competências de um profissional T-shaped


O colaborador que configura um profissional T (nomenclatura em português) é aquele que possui um grande entendimento de várias áreas distintas e, ao mesmo tempo, tem um conhecimento profundo e detalhado de alguma dessas disciplinas em particular. Daí vem a letra T, a linha horizontal corresponde a esses conhecimentos mais gerais sobre vários nichos de uma empresa. A linha vertical, por sua vez, corresponde ao entendimento específico e aprofundado de uma dessas áreas.

Um exemplo de alguém que se enquadra nessa categoria seria o indivíduo que compreende bem como funciona os setores de marketing, vendas, recursos humanos, entre outro. Mas ele também tem um conhecimento sólido e profundo na área de recursos humanos. Dessa forma, ele será alguém que trará mais valor para a empresa, se tornando um perfil mais desejado de contratação. Veja a seguir quais são os benefícios de se contatar quem se enquadra nessa descrição:


Melhor resolução de problemas


Por ser alguém que entende de vários assuntos, o profissional T consegue ser útil em diversos setores de uma empresa, contribuindo com auxílios relevantes não apenas na área que foi designado para atuar. Dessa forma, ele também promove um intercâmbio de saberes dentro dos diferentes nichos da empresa.


Maior criatividade


Conhecendo áreas diversas, esse colaborador poderá sempre propor soluções inovadoras, que derivam de seus outros aprendizados. Esse é um aspecto extremamente útil, tendo em vista que os problemas tendem a ser cada vez mais complexos, exigindo respostas novas a todo momento.


Mais empatia


O profissional T, por entender o funcionamento de mais de uma área, consegue se mostrar mais empático e compreensivo as demandas dos outros. Dessa forma, será alguém de fácil convívio e que trará bem-estar para o clima da empresa. Ele também tende a ser alguém mais colaborativo, por entender as demandas da companhia de maneira global.


Portanto, é possível concluir que um profissional que tem domínio de mais habilidades, além daquelas que são esperadas para preencher seu cargo, são mais desejáveis pelo mercado atualmente. Para saber mais sobre perfis profissionais clique aqui.


Texto feito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.





Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.