Entenda como a Mentoria pode ser um diferencial competitivo

Entenda como a Mentoria pode ser um diferencial competitivo

O mundo corporativo está cada vez mais complexo e existe uma demanda enorme de especializações e competências que as empresas buscam. Nesse cenário, a prática do Mentoring Organizacional surge como uma excelente alternativa, já que é uma maneira mais rápida e eficiente do compartilhamento de experiências e crescimento mútuo.

 

O que é?

 

O Mentoring trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento corporativo com o propósito de agregar conhecimento e orientação. A mentoria é feita através de um profissional com experiência e expertise em uma área específica com outro profissional menos experiente, ou grupos que desejam crescer profissionalmente.

 

Como Aplicar?

 

A primeira coisa a ser feita é definir os objetivos do programa, por exemplo, desenvolver líderes. Depois disso, o esperado é a formulação de estratégias para a formação e capacitação da equipe de suporte, isso pode ser feito através de convites externos ou internos de profissionais que tenham os conhecimentos necessários para o treinamento proposto. Em seguida, é essencial que ocorra um planejamento de como o programa irá se dar com as etapas, tempos e critérios. Após essa consolidação a empresa estará preparada para começar o processo de implantação dos mentores.

 

Quais os Benefícios?

 

Quando o programa é feito através de uma análise especializada, ele acaba gerando melhorias em vários âmbitos para a corporação.

 

1- Retenção de Talentos

 

Segundo relatório da HayGroup, companhia referência no mercado de gestão de pessoas, 64% das empresas têm dificuldade na retenção de colaboradores e na gestão de talentos. Ao participar deste tipo de ação, o funcionário pode sentir-se motivado e valorizado pela instituição. Isso contribui não só para o seu desenvolvimento pessoal, mas para o desenvolvimento da organização, já que o trabalho ocorre com mais fluidez garantindo, assim, maior produtividade e engajamento.

 

2- Redução de Gastos

 

Ao investir no Mentoring, os custos com a formação dos novos colaboradores ou de recolocação para uma nova função podem diminuir drasticamente, já que o próprio mentor é responsável por transmitir conhecimento para a equipe e treiná-la para enfrentar diversas situações, evitando dessa maneira custos adicionais.

 

3- Expansão do Networking

 

O Networking Empresarial é uma rede de contatos profissional utilizada para trocar experiências e informações, além de potencializar oportunidades através de relacionamentos. A partir dele, surge a possibilidade de novos insights e parcerias de negócio. Os mentores colocam os mentorados em proximidade com pessoas que podem fazer com que o indivíduo alcance maior sucesso.

 

4- Novos Métodos

 

Neste ponto entram as dicas das experiências vivenciadas pelos mentores. Essas são estratégias diferenciadas, pois colaboram para um desenvolvimento de novas competências que vão além do conteúdo teórico. Atualmente, ter habilidades comportamentais é pré-requisito para se estar nas corporações e processos de mentoria podem ajudar nesse desenvolvimento.

 

Coaching x Mentoring

 

Depois da rápida expansão e fama do Coaching, muitas empresas acabaram por adotar esta ferramenta para o seu dia a dia, mas é importante ficar esclarecido que o Mentoring e o Coaching não são a mesma coisa. Enquanto o Coaching tem por objetivo desenvolver, desafiar, apoiar e capacitar pessoas a atingir de forma sustentável todo o seu potencial individual e coletivo, através de perguntas, o Mentoring vai além disso, procura manter uma relação de longo prazo, baseada na troca mútua de informações, experiências e perspectivas, por meio de um profissional com mais bagagem, que serve de inspiração para todos os envolvidos.

Aproveite o conhecimento sobre Mentoring Organizacional e dê uma olhada no nosso Desenvolvimento de Líderes. Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou interesse nos serviços mencionados, nos chame!

 

Texto escrito por Amanda Rodrigues

Assessora de Comunicação da RH Jr.