• RH Jr

Desorganização: a bagunça no trabalho pode custar caro

Sua mesa de trabalho é desorganizada? Se a resposta para essa pergunta for “sim”, ou até mesmo “um pouco”, saiba que isso não é um bom sinal. Um ambiente bagunçado pode estar afetando sua produtividade e futuramente pode prejudicar sua imagem na empresa.




Ser uma pessoa desorganizada no seu local de trabalho é algo extremamente problemático. Há quem afirme que consegue se encontrar na própria bagunça, ou até mesmo que acha uma ambiente caótico mais inspirador e propício para a criatividade.


Porém, para a maioria das pessoas, essas regras não se aplicam. Um local sem ordem nenhuma atrapalha bastante o processo produtivo.


Além disso, sua bagunça na empresa passa uma imagem muito ruim sobre você. Por isso, ela deve ser evitada a todo custo. Confira a seguir os principais motivos pelos quais você precisa mudar esse hábito já:


Estresse


Uma mesa cheia de objetos, com papéis por toda parte, copinhos de café espalhados, pilhas de documentos que você nem sabe mais do que se trata … essa frase por si só já foi o suficiente para me deixar ansiosa.


A falta de organização da mesa de trabalho é um potencial causador de estresse. Esse layout caótico faz com que encontrar objetos seja mais difícil. Um movimento brusco pode derrubar tudo e se alguém pedir para achar uma folha específica você já entra em pânico.


Por isso, a organização é o caminho mais simples para evitar toda essa ansiedade desnecessária.


Queda na produtividade


A desordem faz com que você gaste tempo demais procurando algo. Além disso, como foi dito no tópico anterior, ela também é um catalisador do estresse. E esse estado emocional também interfere na maneira que você trabalha.


Além disso, quando você tem objetos demais no seus espaço, isso acaba facilitando as dispersões. Por isso, um ambiente organizado otimiza seus processos e permite que você seja mais ágil e efetivo.


Transmite uma imagem ruim


Uma mesa cheia e bagunçada demais pode não parecer um problema para você. Mesmo que isso não te atrapalhe (mas duvido muito), passa uma imagem ruim para os seus colegas e, sobretudo, para os seus gestores.


Você é visto como alguém irresponsável, que não consegue gerenciar bem o seu espaço. Por isso, se você e outro colaborador tiverem capacidades e habilidades semelhantes, mas ele for mais organizado do que você, ele provavelmente será beneficiado quando houver uma oportunidade. E você ficará estagnado.


Desrespeito


O espaço de uma empresa é habitado por várias pessoas por uma boa parte do dia. Logo, quando você é desorganizado, não está apenas bagunçando algo que é só seu, mas um ambiente coletivo.


Além disso, se você também não costuma ser muito cuidadoso nos espaços compartilhados do seu local de trabalho, como a cozinha ou o banheiro, novamente uma imagem negativa sobre você vai se construindo.



Ficou claro porque você deve se tornar o mais organizado possível no seu trabalho desde agora. E caso você trabalhe ou se encontre em regime de home office, eliminar a bagunça também é essencial!


Claro que nesse caso seu único supervisor será você, mas mesmo assim, a ordem irá ajudar no estabelecimento da rotina, na delimitação do ambiente para trabalhar e na sua efetividade.


Se você concorda que precisa mudar seus hábitos quando se trata de organização, mas não sabe como, confira as dicas a seguir! Tenho certeza que irão te ajudar bastante:


Escolha um momento para organizar


Como você ainda não tem o costume de ser organizado, comece estabelecendo momentos específicos para realizar sua arrumação. Anote na sua agenda e coloque um despertador para lembrá-lo de fazer isso.


Um bom momento seria no final do expediente, porque assim você já inicia o próximo dia com tudo no seu devido lugar e otimiza seu trabalho. Mas se esse não for o horário ideal, escolha outro. Anote quantos minutos você vai gastar com isso também.


Na primeira vez será mais demorado, mas com o tempo, se você incorporar bem essa rotina, o processo diário será bem simples, servindo apenas de manutenção.


Defina locais específicos para cada coisa


Seus objetos precisam tem locais fixos para serem deixados. Assim, você não perde tempo quando for procurá-los e na hora de realizar sua organização diária, a manutenção também será mais rápida.


Livre-se do que é inútil


Novamente, esse passo será mais demorado na primeira vez, mas depois se tornará algo habitual. Tire um tempo para jogar fora ou levar para casa tudo o que não faz mais sentido estar na sua mesa.


Documentos velhos, canetas sem tinta e grampeadores quebrados só servem para confundir e gerar mais estresse. Por isso, livre-se de tudo isso, olhando atentamente para cada coisa que possa ser importante para a empresa e assegurando que pode jogar fora. Aproveite esse momento para limpar suas gavetas também.


Essa também é a hora de digitalizar alguns papéis e se livrar de suas versões físicas. Isso também vai liberar espaço para você.



Não coma na sua mesa


É bastante tentador realizar lanchinhos na nossa mesa de trabalho. Em home office isso se torna ainda mais comum. Mas tente evitar ao máximo fazer isso. Podem cair migalhas no seu teclado e no resto da sua mesa, o que gera um aspecto horrível, além de não ser nada higiênico.


Além disso, é importante ter momento específicos para comer. Eles devem ser feitos com calma, servem para marcar suas pequenas pausas do trabalho.


Livre-se da bagunça virtual


Apesar de ninguém estar vendo a confusão de arquivos e downloads no seu computador, ela pode estar sendo muito prejudicial para você. Adote um sistema único de arquivamento, não crie mais pastas desnecessárias e apague tudo que não é mais útil.


Volte sempre nesse post


Quando se sentir desmotivado, ou já tiver esquecido porque a sua bagunça é tão problemática, volte nesse texto, releia-o e relembre porque você tem um alarme para 17:30 no seu celular que está desativado.


Se gostou dessas dicas, clique aqui e leia outro dos nossos posts.



Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.