Descubra em três minutos os benefícios dos exercícios físicos para a sua produtividade

Sabemos que a realização regular de atividades físicas têm resultados incríveis na qualidade de vida e na saúde. Porém, além desses benefícios bastante conhecidos, a prática de exercícios também contribui com a produtividade e a disposição na hora de trabalhar. No momento atual de isolamento social, é preciso descobrir formas de se manter ativo mesmo dentro de casa e sozinho.



Muitas empresas já adotam práticas que auxiliam os colaboradores a se exercitarem, como a ginástica laboral. Essas iniciativas são essenciais e têm efeitos claros na melhora da saúde de todos, na disposição, na concentração e vários outros benefícios.


Mas agora, quando muitos trabalhadores se encontram em regime de home office, continuar mantendo essa rotina pode ser extremamente desafiador inicialmente.

Por isso, resolvemos escrever esse post, para lembrá-los do quão positivo é se exercitar, tanto para seus aspectos pessoais quanto para o seu desempenho profissional.


Confira a seguir todo os efeitos positivos de um bom condicionamento físico e algumas dicas para conseguir colocá-los em sua rotina de uma vez por todas!


Melhora na cognição


De acordo com o American Journal of Physiology, a prática de exercícios aeróbicos faz com que o corpo libere o BDNF, uma proteína responsável por estimular o crescimento de novas células cerebrais. Isso tem um impacto direto na melhora do aprendizado, fazendo com que ele ocorra mais rápido.


De maneira prática, isso faz com que você adquira uma maior velocidade para realizar novas tarefas, o que é essencial, ainda mais em um momento em que ainda está havendo uma adaptação para o home office. Gera uma otimização do seu desempenho produtivo.


Mais disposição


A realização de atividades físicas no mínimo 3 vezes por semana é responsável pela liberação de endorfina no nosso organismo. Ela proporciona a diminuição da ansiedade, uma sensação que pode estar sendo comum para uma grande parte da população nesse momento de incertezas sobre o coronavírus.


Dessa forma, os exercícios contribuem com o aumento da tranquilidade, que é essencial para realizar qualquer parte de um trabalho de maneira eficiente, com foco e evitando o estresse. Há também um aumento no bem estar, que reflete naquilo que você produz e como produz, de maneira positiva.


Ganhos na memória


De acordo com um artigo publicado pela PNAS, a prática frequente de atividades físicas contribui com o aumento do hipocampo, estrutura cerebral responsável pela memória. Tendo uma maior capacidade de armazenamento e evocação de informações, é possível ser mais ágil nas suas funções e manter o foco por mais tempo.


Como me organizar?


1.Tenha dias e horários específicos


Já falamos em posts anteriores a importância de estabelecer uma agenda e um cronograma, sobretudo trabalhando de casa, para que você não chegue ao final do dia com a sensação de que não utilizou bem o seu tempo.


Por isso, assim como qualquer outra atividade que queremos incluir no nosso dia a dia, é preciso ser disciplinado. A melhor forma de conseguir isso é separando quais dias você vai querer se exercitar, em qual horário e por quanto tempo.


Assim, quando você tiver concluído sua meta, que deve ser estabelecida de maneira realista, se sentirá satisfeito consigo mesmo e achará mais fácil manter essa rotina daí para a frente.


2.Respeite os limites do seu corpo


Essa dica é muito importante, sobretudo para quem não tem o costume de se exercitar regularmente. Pode ser extremamente tentador realizar alguma série de treinos que você viu na internet e que promete milagres. Tenha muito cuidado com isso! Se sentir muitas dores após o treino, ou um enorme cansaço físico, talvez você deva reduzir a intensidade. Comece pelo mais simples, para ir se familiarizando e mantenha um avanço progressivo e cuidadoso.


3.Lembre-se dos benefícios


Nos dias que você se sentir mais desestimulado a se exercitar, o que acontece com todo mundo, sobretudo quando estamos sozinhos em casa, sem o incentivo de colegas ou de outras pessoas na academia, tente se lembrar o quanto isso será benéfico para você, sua saúde física e mental e para o seu serviço.


Lembre-se também que será apenas uma pequena fração de minutos em relação a tudo que você poderá fazer, com um desempenho muito melhor, no restante do dia. Dessa forma, você conseguirá se automotivar.


4.Use a internet a seu favor


Como não podemos ir para uma academia, nem nos juntar com amigos para praticar, a internet deve ser a sua maior aliada na hora de se exercitar. Separamos uma séries de aplicativos e canais no youtube para você ter aquela forcinha para se organizar e começar hoje a praticar! Confira:


*Nike Training Club https://www.nike.com.br/para-treinar/ntc/app-nike-training-club


*Seven Treino de 7 minutos https://play.google.com/store/apps/details?id=com.popularapp.sevenmins&hl=pt_BR


*Fit Dance https://www.youtube.com/user/portalfitdance


*POPSUGAR Fitness https://www.youtube.com/user/popsugartvfit


*Cia Daniel Saboya https://www.youtube.com/user/DanielSaboya


Para saber mais dicas sobre produtividade clique aqui e confira.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

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