• RH Jr

Descubra em 3 minutos se sua empresa adota uma gestão transparente

Um cenário comum até algum tempo atrás no ambiente empresarial era a figura do gestor que retinha todas as informações sobre qualquer projeto e passava apenas o mínimo necessário para os seus colaboradores subordinados. Atualmente, esse tipo de prática tem sido cada vez menos utilizada, e vem sendo substituída por gestões transparentes. Entenda se sua empresa é adepta dessa metodologia.



Para quem trabalha em empresas jovens com práticas mais contemporâneas, o modelo de gestão transparente pode já ser um velho conhecido. A tendência é que ele seja adotado em todas as organizações com o passar do tempo. Mas afinal, o que tem de tão inovador nesse tipo de gestão e por que ela vem sendo tão utilizada?

A resposta para isso é bem simples, trata-se de um modelo no qual o gestor que ocupa papel de líder tem uma perspectiva mais horizontal da sua gestão. Entende que todos os seus colaboradores são partes importantes da equipe e que, por isso merecem estar a par de tudo que está acontecendo.

Não adota uma postura de guardar para si aquilo que sabe a respeito dos processos que estão ocorrendo, compartilhando o máximo possível com sua equipe. Descubra abaixo quais são os benefícios da implementação desse método.


Benefícios da gestão transparente:


Novas ideias: como todos os membros passam a ter conhecimento sobre os vários processos da empresa, há um aumento na possibilidade do surgimento de ideias novas e soluções que nem sequer haviam sido consideradas antes. Você não fica mais restrito a opinar e trabalhar com uma pequena parcela que lhe foi passada, surgem então novas perspectivas que retornam em benefício e inovação para todos.


Clima de confiança: quando o gestor passa a compartilhar informações com os membros, se estabelece um clima de confiança no ambiente de trabalho. Os colaboradores se sentem valorizados, mais pertencentes a empresa. Dessa forma, serão propensos a produzir mais.


Retenção de talentos: quanto mais confiança for depositada nos colaboradores, mais facilmente se desenvolverá o senso de dono. Dessa forma, há uma maior identificação com o ambiente de trabalho, os funcionários se sentem mais valorizados. Assim, a chance de turnover diminui drasticamente, o que evita a perda de profissionais talentosos.


Segurança: como as informações passam a ser compartilhadas, todos sabem a real situação da empresa, como andam os projetos, se está havendo algum problema financeiro, etc. Assim, os colaboradores não se sentem ameaçados sem motivo.


Mas como implementá-la?


O primeiro passo para implementar uma metodologia de trabalho mais transparente deve partir do gestor. Ele precisa adotar uma perspectiva horizontal na sua gestão, que deverá refletir no compartilhamento de informações. Estão listados abaixo alguns passos para efetivar essa metodologia.


Adoção de um periódico: essa é uma medida que torna bastante claro sobre o que se trata a transparência. É como um jornal que compila as principais informações de cada setor da empresa. Ele deve ser enviado para todos os colaboradores, é uma forma dinâmica de compartilhamento de dados.


Redução da burocracia: o excesso de etapas necessárias para conseguir chegar até os gestores muitas vezes dificulta a transmissão de informação. Por isso é muito importante que haja o mínimo de burocracia possível. Os colaboradores precisam saber que podem falar com aqueles que representam seus líderes a qualquer momento, por isso é interessante que não se utilize uma agenda para marcar esses encontros ou que ela seja o mais flexível possível.


Gestor mais próximo: quando o líder trabalha junto aos colabores, no mesmo espaço físico, comendo nos mesmos lugares e usando as mesmas dependências, há uma sensação de que ele é mais acessível. Todos se sentem mais confortáveis em abordá-lo para tirar dúvidas a qualquer momento.


Conclusão:


Uma gestão que preza pela transparência trás apenas retornos positivos para a empresa como um todo. Pode parecer difícil adotar esse sistema a primeira vista, mas com as dicas e o passo-a-passo descritos acima tenho certeza de que o processo será muito mais fácil. Para saber mais sobre como anda o clima da sua empresa clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.


#rh #recursoshumanos #consultoria #transparência #gestãotransparente

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.