Descubra em 2 minutos o que é Turnover e como evitá-lo

Talvez você já tenha escutado a palavra turnover por aí mas ainda não entendeu bem do que se trata esse conceito. Essa expressão nada mais é do que um indicador utilizado dentro da área de Recursos Humanos que evidencia a entrada e saída de colabores dentro de uma empresa em um determinado período de tempo. Costuma ser analisada com alguma periodicidade para que haja um controle. Para encontrar esse índice deve-se usar a seguinte fórmula: {(Total de contratações + Total de demissões / 2) / Total de colaboradores do mês ou ano anterior} x 100.

Os dados revelados por essas pesquisas são importantes parâmetros para um negócio. Um turnover elevado, sobretudo quando está associado a desligamentos voluntários dos funcionários, ou seja, quando os mesmos pedem demissão, é um forte indicador de problemas que precisam ser rastreados. É preciso descobrir rapidamente porque as pessoas estão querendo se desligar da firma, uma vez que isso gera perda de capital intelectual e, consequentemente, prejudica o desenvolvimento e o lucro. Para saber os principais motivos que fazem alguém se demitir e como evitá-los continue lendo.




Atividades pouco estimulantes:


Os colaboradores de uma empresa precisam se sentir desafiados, motivados, enxergando uma perspectiva de crescimento e aprendizado dentro do seu ambiente de trabalho. Quando isso não acontece e eles percebem que estão realizando tarefas monótonas, que não aproveitam todo o seu potencial e aquilo que poderiam estar oferecendo. Além disso as horas de trabalho vão se tornando maçantes e parecem se esticar pela eternidade. Por isso os profissionais podem acabar buscando outros locais nos quais possam não só estar contribuindo mais, como também exercendo atividades mais dinâmicas.


Remuneração insuficiente:


Essa com certeza é uma das principais razões que leva ao turnover. Faz com que os colaboradores se sintam desprestigiados, o que afeta a forma que irão produzir dentro da companhia. É muito importante que os salários sejam sempre condizentes com o cargo e as tarefas realizadas, isso contribui com a motivação e com a permanência do colaborador, que não sentirá necessidade de buscar outras oportunidades, uma vez que está sendo valorizado adequadamente.


Problemas com líderes:


Os líderes são parte essencial da engrenagem de qualquer negócio. Por isso, aqueles que ocupam essa posição mas se mostram autoritários demais, tirânicos, que não representam um exemplo ou um modelo a ser seguido ou até mesmo que não estimulam o suficiente aqueles por quem são responsáveis, se tornam um motivo para turnover. Os colaboradores podem se sentir em um ambiente tóxico de trabalho ou extremamente desmotivados como foi dito anteriormente. Por isso os líderes de uma empresa precisam estar muito conscientes do seu papel.


Clima organizacional negativo:


Esse último motivo representa uma compilação dos ítens citados acima, uma vez que todos eles contribuem para um clima organizacional ruim. Dessa forma, os colabores novamente não se sentirão estimulados a continuar na empresa, ela se tornará um lugar que querem evitar, e não fazer parte.


Para driblar todos esses problemas e descobrir rapidamente quais são e como identificá-los é muito importante realizar uma pesquisa de clima organizacional. Dessa forma, soluções podem ser traçadas mais rapidamente e sua empresa pode voltar a ser um espaço harmônico e produtivo, com uma baixa taxa de turnover. Quer saber mais sobre esse serviço? Clique aqui.


#RH #Recursoshumanos #pco #turnover


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.



Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.