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Contratação de idosos em empresas

Entenda por que a sua empresa deveria começar a investir na contratação de pessoas da terceira idade.




A inversão da pirâmide etária é um assunto recorrente. Porém, cada vez mais conseguimos ver o que parecia ser uma previsão distante se materializando no presente. O IBGE estima que em 2060 um quarto da população do país terá mais de 65 anos e, atualmente, eles já são mais de 30 milhões no Brasil, número que só tende a crescer cada vez mais.


A expectativa de vida dos idosos também tem aumentado consideravelmente, chegando a média de 76,3 anos em 2018. Nos anos 2000, a estimativa era de 70,12 anos, o que indica um aumento considerável nesse curto período de tempo. Mas a vida daqueles que estão na terceira idade não tem melhorado apenas em anos de vida, mas também em qualidade.


Por isso, muitos desses idosos chegam a idade avançada e não querem viver uma vida sem estímulos, querem se manter ativos de várias formas, inclusive trabalhando. Levando em conta os dados citados acima e sabendo que essa porcentagem crescente e com muita experiência da população quer trabalhar, as companhias devem enxergar uma grande oportunidade. Entenda a seguir porque sua empresa deveria adotar um programa de contratação de idosos desde já.


Por que contratar um idoso?




Fator experiência


Uma pessoa que tem mais de 60 anos já passou por muitas situações em sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Todo esse conhecimento pode e deve ser aproveitado pelas empresas. Além disso, os colaboradores de mais idade tornam-se figuras de respeito para seus colegas, pessoas com as quais eles podem contar, tirar dúvidas que antes não poderiam ser solucionadas e, é claro, se beneficiar com a troca de saberes entre as gerações.


Adequação à realidade iminente


Como foi dito anteriormente, o número de sexagenários só tende a aumentar, dessa forma, naturalmente eles passarão a integrar cada vez mais espaços no mercado de trabalho. Logo, quanto antes essa integração acontecer melhor! A empresa que antecipa uma demanda do mercado fica mais bem preparada.


Além disso, assim como o número de trabalhadores com mais de 60 anos vai aumentar, a quantidade de consumidores da mesma faixa etária também. Por isso, é importante ter em sua equipe pessoas que consigam pensar como esses consumidores, que entendam e vivenciem as mesmas demandas e situações.


Benefício fiscal


Se o projeto de Lei n° 4890 de 2019 for aprovado as empresas que contratarem pessoas com idade igual ou superior a 60 anos terão incentivos e isenções fiscais por cerca de 5 anos.


Valorização do ser humano


Uma empresa que se preocupa com a diversidade de seus colaboradores e que mostra não ter qualquer tipo de preconceito etário, passa uma mensagem de que as pessoas não são descartáveis nem tem tempo de expiração. Dessa forma, deixa explícito seus valores.


Várias empresas já têm feito


Inúmeras marcas bastante conhecidas no mercado têm adotado políticas de contratação de idosos e tido resultados incríveis! Dentre elas o Pão de Açúcar, o Bob´s e a Pizza Hut. Isso indica a força dessa tendência e é mais um motivo para sua empresa adotá-la desde já.


Como implementar esse projeto?




Um dos principais desafios que os idosos recém contratados podem encontrar é o preconceito dos colaboradores mais jovens. Existe um estigma completamente equivocado de que pessoas de idade avançada são mais inflexíveis e tem dificuldade de lidar com as novas tecnologias.


Mas esse tipo de mentalidade é completamente infundada, trata-se do ageísmo. O Termo criado por Robert Neil Butler, gerontologista norte-americano, descreve os estereótipos negativos associados a qualquer faixa etária, mas geralmente encontra-se associado à discriminação com idosos.

Por isso, antes que qualquer política seja criada, é preciso que algumas práticas sejam adotadas:


Realização de palestras


Os colaboradores devem ser conscientizados sobre o ageísmo, sobre como ele representa um preconceito e cria uma barreira entre os funcionários, impedindo que hajam trocas de experiências frutíferas.


Atenção aos processos seletivos


Quando algum processo seletivo for iniciado é necessário ficar atento para que não haja a eliminação de um possível candidato por causa de sua idade. É importante se atentar para que haja uma representatividade etária dos idosos.


Conclusão


A população brasileira está envelhecendo e isso é um fato incontestável. Por isso, as empresas e marcas precisam começar a se adequar a essa nova realidade desde já, adotando políticas de contratação de idosos e fomentando um ambiente de trabalho livre de qualquer preconceito etário e que propicie a troca de saberes. Assim, todos os lados se beneficiam.


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Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.


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