Contratação de estagiários em empresas




Contratação de Estagiários: Saiba tudo sobre o processo de contratação!


A contratação de estagiários vem se tornando uma prática cada vez mais adotada por empresas de todo o Brasil e não é à toa que isso acontece!

Ter estagiários na sua equipe pode promover inúmeras vantagens para a sua empresa e demais colaboradores. Por isso, neste artigo vamos te explicar tudo sobre o processo de contratação e quais são suas vantagens. Confira!


Qual a importância de ter um estagiário na equipe?


O estagiário, antes de tudo, é um estudante que deseja adquirir mais experiência e prática na sua área, logo, ele estará sempre disposto a aprender.

Por conta dessa vontade de estar sempre aprendendo coisas novas, o estagiário acaba sendo bastante participativo e auxiliando seus colegas em outras funções. Isso geralmente faz com que a equipe fique mais motivada e, consequentemente, haja uma melhoria nos resultados da empresa.

Além disso, a grande maioria dos estagiários são jovens que recém iniciaram seus estudos e ainda não possuem muita experiência no mercado de trabalho, dessa forma, você poderá lapidá-lo conforme os métodos da empresa e, quem sabe, preparar um grande talento para o futuro!


Contrato de estágio

Para realizar a contratação de estagiários na sua empresa, antes, você deve fazer um termo por escrito explicando quais serão as atividades desenvolvidas pelo estudante, os benefícios e o valor da bolsa de estágio (que deverá ser discutido entre o recrutador e o estudante) e a carga horária.

É muito importante ressaltar que, conforme a Lei nº 11.788/2008, a jornada de trabalho semanal de um estagiário não deve ultrapassar 30 horas semanais se ele é estudante do ensino médio ou superior.

Após isso, deverão ser impressas três vias do contrato destinadas ao estudante, a empresa e a instituição de ensino. Caso haja também a participação de uma agência de recrutamento, deve ser impressa uma quarta via para que todas as partes do termo fiquem cientes dos termos do estágio.


Período de duração


A duração de um estágio, em uma mesma empresa, não pode exceder o período de 2 anos, a não ser que ele porte algum tipo de deficiência.

Se o estudante apresentar um bom desempenho durante o tempo de estágio, a empresa pode decidir efetivá-lo a qualquer momento.


Quais são os deveres da empresa?


No processo de contratação de estagiários, é muito importante que o líder da empresa escale um supervisor para monitorar e auxiliar os estagiários em seus primeiros dias.

Também é fundamental que os responsáveis por cada setor forneçam feedbacks aos estagiários sobre seus resultados. Desse modo, eles poderão desempenhar melhor suas atividades e contribuir com o crescimento da empresa.


Porque investir na contratação de estagiários?


Há um ditado que diz que duas cabeças pensam melhor que uma, por isso, ter mais pessoas na sua equipe irá aumentar a produtividade e otimização de tempo das tarefas. Além disso, os estagiários podem contribuir com as suas ideias e criatividade, sem contar na energia que trazem para o ambiente de trabalho.


Como você pode perceber, recrutar um estagiário para sua equipe pode ser uma grande oportunidade de aprendizado para ele e para a empresa! Bora aumentar a equipe?


Se você deseja conferir mais artigos como este, não deixe de acessar o blog Missão RH. Lá você encontra dicas e outros conteúdos como este sobre recrutamento!


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.