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Conheça em dois minutos os pilares de uma empresa humanizada

O termo empresa humanizada tem sido muito discutido nos últimos tempos por consistir em uma tendência de mercado. Mas afinal, o que seria uma empresa humanizada? Trata-se das companhias que optam por colocar o foco dos seus negócios no valor que estão gerando ao invés de visarem apenas o aumento dos lucros. Elas se preocupam com cada um de seus colaboradores e com o impacto que estão causando no ambiente ao seu redor. Atualmente, grandes empresas do Brasil e do mundo têm adotado essas práticas e tido um enorme retorno.


Quer saber quais são os pilares desses empreendimentos de tanto sucesso? Continue lendo.



Liderança consciente


Para que uma empresa possa de fato ser considerada humanizada, é muito importante que os líderes sejam os primeiro a adotar uma postura condizente com essa visão. Agindo dentro dessa perspectiva, eles devem sempre se mostrar movidos pelos propósitos coletivos de seus negócios, e não por motivações autocentradas. Também devem sempre procurar desenvolver o senso de dono em seus colaboradores e ter sempre como foco o bem geral da empresa, além de inspirar os outros a caminharem juntos para um propósito maior.


Ter um grande propósito


O propósito de uma empresa humanizada deve ser sempre algo que irá provocar mudanças positivas na sociedade. Dessa forma, seus colaboradores sempre estarão engajados e todos tendem a ter um melhor desempenho, uma vez que estarão agindo em prol de algo de muito valor, que vai além do dinheiro. Ele deve ser o motivo de existir de um negócio. Também é fundamental que o mínimo de impacto ambiental negativo seja gerado, e ações integrativas com o meio ambiente sejam adotadas.


Ambiente integrativo


O ambiente em uma empresa que quer ser humanizada deve prezar pela boa comunicação acima de tudo. Dessa forma, a coletividade entre os colaboradores será mais forte e surgirá naturalmente. Além disso, como os valores serão mais apreciados e compartilhados, todos se mostrarão mais envolvidos e pertencentes, o que diminui o índice de turnover e gera resultados positivos para a companhia como um todo.

As empresas que têm seguido essas práticas apresentam um desempenho muito superior em vários indicadores. Um estudo denominado Empresas Humanizadas do Brasil, divulgado em março do ano passado, indica que as companhias que se utilizam desses parâmetros alcançam uma satisfação 240% maior junto aos seus clientes e 225% mais bem-estar entre seus colaboradores, em relação à média das maiores empresas do país.


Portanto, se seu negócio ainda não incorporou esses pilares, deve começar a considerá-los agora. Para saber outras práticas que podem ajudá-lo a crescer clique aqui.


Texto feito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

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