• RH Jr

Como ter um ambiente de trabalho mais saudável

O ambiente de trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa em média um terço do seu dia. Por isso é muito importante que as empresas façam tudo que estiver ao seu alcance para tornar a permanência dos seus colaboradores nesses espaços o mais confortável e saudável possível. Entenda a seguir quais medidas são necessárias para que isso ocorra.




O bem-estar dos membros da empresa deve ser sempre uma prioridade dos gestores. É preciso que os colaboradores se sintam seguros e confortáveis. Dessa forma, serão mais produtivos e terão mais senso de dono com relação aos projetos. Para que isso ocorra é preciso que todos se sintam protegidos tanto fisicamente quanto psicologicamente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 8% do ônus global causado por doenças oriundas da depressão são atualmente atribuídos aos riscos ocupacionais. Esse é definitivamente um sinal de alerta para que as companhias se preocupem com a forma que seus funcionários estão se sentindo dentro do trabalho.

Para entender quais medidas são essenciais para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável continue lendo a seguir e descubra o que sua empresa pode fazer.


Sobre os espaços físicos:


Em primeiro lugar, por mais que pareça óbvio, é sempre importante ressaltar que todos os ambientes da empresa precisam estar de acordo com as normas de segurança estabelecidas. Um espaço insalubre, além de, claro, ser inseguro e representar um risco à vida dos colaboradores, desestimula o trabalho.

Além disso, uma outra prática que tem sido bastante adotada, ligada a manutenção do bem-estar, são os espaços voltados para momentos de relaxamento. Neles podem ser realizadas aulas de alongamento, algumas práticas de mindfulness, etc. O importante é que sejam atividades que aliviem as tensões do dia-a-dia.


Sobre a comunicação:


A melhor forma de um gestor conseguir identificar os problemas de sua equipe é dialogando com eles. Por isso, antes de mais nada, é preciso que seja estabelecido um clima de confiança e abertura para o diálogo entre ambas as partes. Assim, não haverá desconfortos. Em seguida, é preciso que esse processo ocorra frequentemente, dessa forma, os problemas e queixas podem ser identificados em seus estágios iniciais, sendo possível que se evite grandes conflitos.

Com o diálogo frequente, os colaboradores também se sentirão mais à vontade para relatar problemas sobre a estrutura física do ambiente de trabalho e até mesmo sugerir formas para melhorar os processos. Existem ganhos para todas as partes.


Sobre a resolução de conflitos:


Essa medida está associada a anterior. Porém, ela trás um passo muito relevante para a mediação de problemas: a cultura de feedback. Problemas de relacionamento são comuns em ambientes com mais pessoas, mas para evitar que um simples mal-entendido vire uma bola de neve e se transforme em uma grande situação desconfortável, é preciso dizer às pessoas desde o início qual foi o problema.

Por isso o feedback é tão importante para um ambiente saudável. Problemas dentro do trabalho são extremamente estressantes e acabam contaminando até mesmo quem não estava envolvido. Dando um retorno sobre uma atitude que te desagradou desde o momento inicial, pode-se evitar uma série de consequências negativas e um clima ruim.


E no caso do home office?


Para quem trabalha de casa ou teve que se adaptar a essa rotina recentemente existem outras variáveis que podem contribuir com um ambiente de trabalho mais saudável. Nesse caso, o local que você produz também é onde você mora, o que pode parecer extremamente benéfico em um primeiro momento, mas guarda uma série de desafios.

Um dos primeiros problemas que podem vir a mente é a questão da solidão, de se sentir desconectado do restante da equipe, há também uma auto-pressão para sempre produzir mais, já que você está em casa. Por fim, um outro dilema comum é a dificuldade para delimitar onde começa o trabalho e termina a casa. Para saber sobre como lidar com essas questões você pode clicar aqui e conferir o nosso último texto.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.



Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.