• RH Jr

Como fazer um bom currículo?

Sabemos que o primeiro passo para o ingresso no mercado de trabalho é a apresentação do Currículo, e embora seja uma etapa fundamental dos processos seletivos em geral, sua formulação ainda gera muitas duvidas. Afinal, o que é o currículo? Qual a importância de saber escrever um currículo? O que eu devo e o que não devo colocar?

Um currículo é um documento introdutório, que vai te apresentar para o mercado e mostrar suas habilidades e competências para o contratante de uma possível vaga, além disso, apresentará também informações pessoais, profissionais e acadêmicas. Na maioria das vezes o contratante não conhece os candidatos pessoalmente e o currículo é a forma de se apresentar profissionalmente.

Dessa forma, seu currículo deve ser organizado e bem estruturado de forma a transmitir suas capacidades e destacar seus diferenciais. A função do currículo não é apenas de aumentar as chances de você conseguir uma entrevista, mas ele também servirá como um guia para os entrevistadores e, portanto, para que uma pessoa obtenha sucesso em um processo seletivo é imprescindível que ela saiba redigir um bom currículo, selecionando dentre suas experiências as mais adequadas para se apresentar para determinada vaga.

É muito comum que se tenha dúvidas sobre o que se deve colocar no currículo e a forma como essas informações devem ser escritas e estruturadas. Afinal, se o currículo e a forma pela qual se apresenta profissionalmente, quais informações são relevantes?


1. Informações pessoais: Estas são as informações que aparecerão no início do seu currículo. O seu nome é o título e, portanto, deve ser a primeira informação do seu documento e deve ser escrito em negrito. Logo após o nome completo, é necessário que contenha também o seu endereço, seu número de contato e seu e-mail profissional.

OBS: Algumas vagas também solicitam habilitação, e caso necessário essa informação deve ser colocada no canto direito logo após a apresentação de suas informações pessoais.


2. Objetivo: É um pequeno parágrafo, de uma ou duas linhas, que vai explicitar a área e a vaga que o candidato pretende assumir. Servirá como uma forma de orientar o contratante quanto às intenções do candidato.


3. Qualificações: As suas qualificações são experiências que ajudaram no seu desenvolvimento profissional ou que trouxeram bons resultados em empresas em que já trabalhou e habilidades que podem vir à favorecer a sua atuação na vaga em questão. Todo o seu currículo deve ser claro e objetivo, de forma a transmitir o que você deseja da forma mais concisa possível.


4. Formação acadêmica: É o momento de apresentar sua formação/escolaridade, citando a data de conclusão e instituição de ensino. As informações devem ser colocadas da experiência mais atual para a mais antiga, seja da sua formação acadêmica ou profissional.


5. Experiência profissional: Assim como a formação acadêmica, estas informações devem ser apresentadas na ordem cronológica inversa, da mais atual para a mais antiga. È necessário que você coloque o nome da empresa em que já trabalhou, uma breve descrição do serviço que esta empresa presta, o período de trabalho, o porte, ramo de atuação e o cargo que você ocupou. È interessante também colocar bons resultados obtidos nas atividades realizadas.


6. Cursos de aperfeiçoamento: São os cursos de curta duração para aperfeiçoamento ou desenvolvimento de novas habilidades. Devem ser colocados também do mais recente para o mais antigo e informações como o nome da instituição em que você realizou o curso, carga horária total e uma breve descrição do conteúdo.


7. Participação em palestras/ workshops/ seminários: Como último item do currículo, a participação em eventos que sejam relevantes para a vaga, contendo o nome do evento, assunto, duração e a data de realização.


Todas as informações contidas no seu currículo devem ser verídicas, importantes e sucintas e devem ser escritas corretamente, por isso é importante que você faça a correção de todos os itens antes de enviá-lo. Se houver alguma dúvida sobre o que deve conter o seu currículo, a melhor forma de escreve-lo ou até mesmo daquilo que não deve ser apresentado, entre em contato com a gente: contato@rhjr.com.br


#comofazer #curriculo

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.