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Como desenvolver uma boa cultura organizacional?


Como dito no blogpost anterior, a cultura organizacional é um conjunto de uma série de fatores característicos de uma empresa (missão, comportamentos, crenças, hábitos, dentre outros). Investir na cultura é alinhar suas ações e práticas a resultados condizentes com a missão da sua empresa, gerando um aumento na produtividade. Além disso, uma cultura voltada para os membros é um fator importante para um bom clima empresarial e para aumentar a motivação da equipe em busca desse objetivo.


Para garantir esses benefícios na sua empresa, algumas condições são necessárias para que essa cultura se estabeleça e perpetue por muito tempo, são elas:


1. Cultura com foco em resultado e no capital humano

Enxergar os colaboradores como uma estratégia e não de forma operacional é essencial para garantir um time de alta performance, voltado para os resultados da sua empresa. Trabalhar o reconhecimento de cada um da equipe e saber da importância deles para a organização é uma forma de investir nesse capital humano. Além disso, a oportunidade de crescimento pessoal e profissional com cursos e workshops também ajuda nesse fator.


2. Liderança

Delegar a responsabilidade de representar a cultura aos líderes é uma forma de garantir que os valores sejam difundidos para todos os membros de maneira orgânica. Instigar a liderança e investir constantemente na capacitação dos líderes é essencial, portanto, para a manutenção da sua equipe e da cultura dela.


3. Recrutamento

Um bom recrutamento, especialmente focado no fit cultural, é imprescindível para a formação de um time alinhado com a cultura e com a missão, valores e visão da empresa. Com isso, há diminuição do turn over e dos consequentes gastos.


4. Comunicação efetiva

Uma comunicação transparente e eficaz garante um bom clima empresarial e a construção de uma empresa democrática, em que todos possuem voz ativa e participação nas decisões para, assim, se sentirem parte de um mesmo time. Para tal, a cultura do feedback é uma importante ferramenta, bem como os canais de comunicação interna e o hábito de criar reuniões.


5. Rigidez na avaliação de pessoas desalinhadas

Se você perceber, de alguma forma, que alguém não está alinhado com essa cultura, desligue essa pessoa o quanto antes. Quanto mais o tempo passar, mais essa pessoa vai puxar sua empresa para baixo.


De maneira resumida, esses são os fatores cruciais para estabelecer uma cultura positiva para alcançar os objetivos da empresa. Agora é só colocar em prática! Caso precise de ajuda, oferecemos um treinamento de cultura organizacional para você!




Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.

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