• RH Jr

Como definir a missão, visão e valores da sua empresa

Em 2001, a banda Titãs lançou a canção Epitáfio, que possui em seu refrão, a impactante declaração: o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído. Realmente Sérgio Britto (compositor da canção) pode estar certo sobre arriscar mais (e até errar com mais frequência), mas deixar que o acaso nos guie e nos diga como viver nossas vidas é um pouco desconfortante, não? E, como estamos tratando aqui do ambiente profissional, ao tomar decisões e definir metas, o acaso deve ter ainda menos impacto sobre suas ações e da equipe da qual faz parte.


Vamos mostrar aqui, então, formas de controlar melhor o acaso e fazer com que os

objetivos da sua empresa sejam alcançados de um modo mais fácil, e, para isso, apresentaremos a tríade fundamental para o perfeito funcionamento do planejamento

estratégico, responsável por inspirar, engajar e motivar sua equipe: missão, visão e valores.

A declaração da missão, visão e valores é a forma mais poderosa de uma empresa envolver e cativar sua equipe, respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem. Esse tripé é fundamental para o planejamento estratégico da empresa, ou seja, as ações necessárias para que a organização consiga alcançar seus objetivos.


Missão: "Razão do ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999). Esse é o motivo da existência da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, suas metas para o futuro e a forma como deseja ser vista por seus clientes. Ela define a sua identidade, a forma como serão usadas suas habilidades e a forma como você irá se comportar diante das adversidades. Para isso, precisa ser comunicada de forma clara e concisa para os próprios funcionários, assim eles saberão a sua importância dentro da organização e se sintam determinados a fazê-la crescer. Na hora de desenvolver a missão de sua empresa, algumas perguntas que podem ajudar são:

● Para que a empresa existe?

● O que a empresa faz?

● Para quem?


Visão: A função da visão é, basicamente, projetar um estado no futuro e viver o presente para alcançá-lo. É necessário ter em mente que todas as suas ações precisam ser orientadas com base na visão, salientando sempre que esta deve ser realista, prática e visível, impedindo que torne-se apenas um sonho. O que sua empresa quer ser quando crescer? O que você está fazendo para conseguir chegar lá? Será que as ações que sua empresa está tomando nesse exato momento estão refletindo o real objetivo da equipe? Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré determinado, portanto ela é moldável à medida que as coisas vão acontecendo, de acordo com o momento que organização se encontra. Para facilitar no desenvolvimento da visão, algumas perguntas podem ser feitas, como:

● O que a empresa quer se tornar?

● Onde queremos chegar?

● Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?

● O que eu estou ajudando a construir?


Valores: "Em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos fazem.”(Declaração de Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial.) Uma vez definida a missão (quem sua empresa é) e a visão (aonde ela quer chegar), precisa-se definir os valores da empresa. São os princípios filosóficos ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos para que a empresa exerça sua missão e busque alcançar sua visão. Para determinar os valores organizacionais, é necessário que a empresa responda a perguntas como :

● Quais os princípios morais/éticos e filosóficos da organização e seus colaboradores?

● Quais as convicções, éticas ou morais, que a organização adota nas relações com clientes, patrocinadores ou outro público estratégico?

● Do ponto de vista ético, como a organização é vista internamente (pelos próprios colaboradores) e externamente (pelo mercado, clientes,etc)?

● Qual a responsabilidade socioambiental da empresa e como os valores conduzem para o cumprimento da mesma?


E aí? Tá esperando o que para definir sua tríade?


Texto adaptado por Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.

#ParaCegoVer #missao #visao #valores #gestaointerna #variados

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.