• RH Jr

Como conciliar o home office e o cuidado com os filhos?

Trabalhar com seu filho em casa durante a quarentena pode ser um grande desafio. Entenda o que várias mães tem passado e confira algumas dicas.






Manter uma rotina produtiva durante o isolamento social já é um enorme desafio. Se você é mãe e está trabalhando em home office, a situação toda torna-se ainda mais complexa.


As crianças demandam bastante atenção e não contam mais com suas atividades rotineiras e a escola. Por isso é comum ficarem entediadas, ainda mais porque não podem sair de casa.


Sabemos que normalmente as mães já contam com uma carga maior de demandas relacionadas aos filhos, devido ao machismo e a estrutura patriarcal em que ainda vivemos, infelizmente.


Um estudo realizado pela Rede Nossa São Paulo constatou que ainda hoje 3 em cada 10 mães residentes da capital paulista cuidam de seus filhos sem qualquer auxílio.


Pensando nessa realidade e em todas as mães que querem se manter produtivas e continuar realizando um bom trabalho e agora precisam cuidar dos filhos por um período maior de tempo, que separamos algumas dicas que podem auxiliar no processo e na organização. Confira abaixo.


Delegue tarefas


Caso o outro responsável pela criança seja alguém com quem você pode contar e tem obrigações legais em relação a ela, delegue funções e turnos de cuidado. Você não tem que fazer isso sozinha caso tenha alternativas. Seu trabalho é importante assim como o de todo mundo. Por isso as próximas dicas devem ser pensadas levando isso em conta.



Ensine seus filhos a terem senso de independência


Talvez o momento atual que estamos vivendo acabe sendo ideal para que seus filhos se tornem mais independentes. Atribua tarefas simples a eles, como organizar o quarto e preparar o próprio lanche. Ensine sobre a importância de cumprir tarefas e só começar um novo projeto quando já tiver concluído o anterior. Assim, você consegue repassar a eles algumas coisas que consumiam o seu tempo anteriormente.


É claro que com bebês, ou crianças muito pequenas, é praticamente impossível estabelecer esse passo. Mas quando elas estiverem maiores e você se encontrar em situação semelhante, pode adotá-la.


Estabeleça uma rotina para as crianças


Como as crianças também estão em casa agora, longe da escola e de suas outras atividades, podem facilmente ficar entediadas e começar a ter uma rotina desregrada. Por isso elaborar uma espécie de cronograma para elas pode ser uma boa alternativa.


Estabeleça horários para as brincadeiras, para ver tv ou jogar alguma coisa no tablet, tente manter os mesmos horários para acordar, fazer as refeições e dormir. Assim quando tudo voltar ao normal, a adaptação será mais fácil.


Além disso, a partir da rotina das crianças você consegue estabelecer a sua organização e adequar os horários.


Converse com seu filho sobre a importância do seu trabalho


Novamente, essa dica é mais útil quando se trata de crianças um pouco maiores, mas mesmo assim é uma atitude muito importante que deve ser adotada em relação aos filhos.


Explique para eles, com uma linguagem adequada à idade, a importância de você ter seu momento para trabalhar. Quando você estiver fazendo suas tarefas, precisa que eles não demandem tanto de você (dentro do possível, porque afinal estamos falando de crianças).Essa é uma boa forma de ensiná-los a respeitar o espaço e o momento do outro, bem como valorizar a sua ocupação.


Espero que essas dicas auxiliem nesse período tão complicado e proporcionem experiências positivas.


Para ler mais sobre home office e como lidar melhor com esse regime clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.