• RH Jr

Cansaço com as videochamadas? Entenda o porquê e como lidar com isso

A pandemia causada pelo coronavírus alterou drasticamente a vida da maioria das pessoas. Para continuar realizando as atividades cotidianas, seja na vida pessoal ou no trabalho, as videochamadas tornaram-se extremamente necessárias. Porém, o seu uso constante pode ser bastante cansativo e gerar uma série de desgastes.





Atualmente, vivemos um cenário que parecia ser possível apenas em filmes de ficção científica. E nesse momento, a tecnologia tornou-se ainda mais importante para suprir nossas necessidades e intermediar nossas relações.


Como muitos ainda estão trabalhando em regime de home office, mesmo que parcialmente, e as aulas na maioria das universidades e escolas permanece acontecendo de maneira remota, a comunicação precisa ser feita com intermédio da internet, mais especificamente, das videochamadas.


Além disso, realizamos essa forma de comunicação em outros momentos também, como para fazer consultas médicas e interagir com amigos e familiares. Assim, essa mídia passou a ser parte constante do cotidiano muita gente.


E mesmo sendo uma grande facilitadora, e criando algum senso de proximidade com quem está longe, as videochamadas realizadas constantemente podem ser muito exaustivas.


Elas exigem que nos esforcemos mais para manter a atenção na fala do interlocutor. Isso acontece porque temos menos acesso a sua linguagem corporal. Vemos praticamente apenas os rostos das pessoas, e é comum que ocorram problemas de conexão ocasionais, que dificultam ainda mais essa percepção. Assim, ao longo do tempo, manter toda essa atenção extra se torna desgastante.


Além disso, o fato de aparecer através de uma câmera para várias outras pessoas também pode se tornar um estressor. Ficamos mais preocupados com a nossa imagem e com a forma como os outros estão nos vendo.


E quando é você que precisa fazer alguma apresentação ou falar algo, não há o feedback visual de todas as pessoas ao mesmo tempo, então você não sabe se está indo pelo caminho certo ou se precisa ajustar algo.


Junto a todas essas questões, existe a ansiedade e o desgaste mental que tem se desencadeado por estarmos vivendo uma situação caótica, na qual não sabemos quando voltaremos a normalidade.


Todos os elementos citados anteriormente, dentre vários outros fatores particulares a cada realidade, contribuem com a sensação de cansaço, gerada pelas constantes conversas por vídeo.


Mas existem algumas atitudes que você pode adotar para minimizar essa situação e conseguir conduzi-la da melhor forma possível. Confira a seguir.


Avalie a necessidade real de realizar uma vídeo chamada


Existem momentos, sobretudo relacionados a trabalho e aos estudos, nos quais não podemos escolher se iremos participar de uma vídeo chamada ou não. Porém, quando essa situação depende de nós, podemos avaliar se não existe outra forma de transmitir nossa mensagem sem precisar do intermédio do vídeo.


Alguns assuntos podem ser tratados por e-mail, ou por mensagens de áudio. Assim, você consegue eliminar encontros desnecessários.


Faça pausas entre os encontros virtuais


Sempre que possível, tente encaixar momentos de descanso entre um encontro de vídeo e o próximo. Há uma pressão para que sejamos produtivos a todo momento, por isso, pode acontecer de em algum momento você achar que precisa encaixar o máximo de reuniões possíveis, aproveitando que não precisará se deslocar fisicamente entre elas.


Mas sempre que puder escolher, opte por não fazer isso. De fato, você conseguirá cumprir um maior número de tarefas, mas ao final do dia com certeza se sentirá mais desgastado. Por isso, busque espaçar os horários desses compromisso virtuais.


Não abra abas desnecessárias no seu computador.


Pode ser bastante tentador deixar outras abas abertas enquanto está em uma chamada com alguém. Mas isso pode estar te prejudicando. O excesso de estímulos contribui com o cansaço.


Por isso, busque estar focado apenas na sua conversa atual. Tente também deixar seu celular longe de você para não se distrair ainda mais.



Realize socializações virtuais apenas quando realmente quiser


Uma forma de nos mantermos próximos de pessoas queridas e conseguirmos realizar algumas celebrações e encontros a distância, é através de videochamadas em grupo. Mas em vários momentos, pode acontecer de você sentir que já passou muito tempo diante das telas e precisa de um outro tipo de distração.


Por isso, não se force a participar desses eventos. Eles devem ser momentos que te descansem, não que provoquem estresse. Então busque sempre priorizar sua saúde mental e o seu bem estar, sobretudo neste momento.


Tenha momentos de lazer offline


Não são apenas as chamadas por vídeos que tem o potencial de nos esgotar. Passar o dia, ou boa parte dele, em frente a um computador, e depois usando o celular frequentemente, também gera cansaço.


Então, no seus momentos de lazer, separe um momento para ler algum livro, jogar algum jogo analógico ou se dedicar a hobbies, como o artesanato. Assim, você pode de fato se desconectar de tudo.



Para ler mais sobre o nosso conteúdo especial do novo normal, clique aqui.


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.