• RH Jr

Benefícios corporativos: o que são e qual sua importância?

Colaboradores engajados e um baixo turnover podem fazer toda a diferença quando se trata de uma empresa de sucesso. Nesse texto vamos falar sobre os benefícios corporativos e seu impacto nos ambientes de trabalhos modernos.



Benefícios corporativos são vantagens fornecidas pelas empresa, como, por exemplo, vale alimentação ou refeição, convênios médicos, odontológicos, vale transporte, descontos em livrarias, lojas, academias, farmácias, participação nos lucros, entre outros.


Todos essas formas se fazem com a intenção de, na maioria das vezes, aumentar a satisfação do colaborador com o local de trabalho, além de ajudar na criação de uma identificação, pretensões em seguir aquela carreira e aumentar seu engajamento.


Com o que foi falado anteriormente, pode parecer que o fornecimento desses "incentivos" são colocados em pauta somente para o bem-estar dos funcionários. Porém, o uso de benefícios são de grande importância para as empresas, e é disso que vamos falar agora.


Quais as vantagens dos benefícios corporativos?

Há muitas companhias que acreditam que não é necessário a aplicação de pacotes de benefícios para seus contratados, o que está extremamente errado. A presença ou não deles pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso de uma organização.


Seguindo nesse sentido, essas vantagens vão muito além de manter a satisfação dos colaboradores em fazê-los trabalhar contentes.


Por exemplo, em relação ao processo de recrutamento e seleção e retenção de talentos, negócios que apresentam uma boa cartela de benefícios tendem a atingir uma diminuição do turnover, pois os funcionários começam a ver uma possibilidade de desenvolvimento profissional naquela empresa e se sentem valorizados, o que faz com que seja atingido um equilíbrio organizacional saudável e diminui os custos com possíveis problemas no que diz respeito a situações empregatícias.


Além disso, colabora para atrair mais pessoas (qualificadas e engajadas) para seus processos seletivos, tendo em vista que metade dos participantes desses consideram, juntamente com o salário, os benefícios oferecidos.


Em relação ao engajamento da equipe, com o pacote de incentivos corretos, os funcionários trabalharão mais satisfeitos, menos estressados e mais empenhados em entregar um bom resultado, tendo em mente o contentamento em trabalhar naquele ambiente.


Porém, vale salientar que a observação atenta dos colaboradores é essencial, visto que só ficaram contentes com os benefícios se eles forem condizentes com suas necessidades, do contrário, não surtirá muito efeito.


A imagem da empresa também é um ponto há se levar em conta no contexto que estamos falando. Dentro da organização, se ela investe em um bom set de benefícios e se importa com seus funcionários, esses gostarão mais de trabalhar naquele local.


Isso, somado a um clima organizacional equilibrado, qualidade de atendimento ao cliente e um fit cultural planejado, passam uma boa imagem da empresa para o mercado: possíveis novos funcionários e clientes, empresas concorrentes, etc.


Por fim, mas não menos importante, o crescimento da empresa. Como vem sendo construído no decorrer desse texto, todos os aspectos dos benefícios corporativos tornam os colaboradores mais motivados e engajados, fazendo com que o ambiente de trabalho se torne muito mais produtivo e mais satisfatório de se fazer parte, levando, consequentemente, ao desenvolvimento da organização.




Texto escrito por Hélcio Moreira

Diretor de Marketing da RH Jr.













Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.