• RH Jr

Aprenda o porquê da sua aparência importar em uma entrevista de emprego

Atualizado: 16 de Ago de 2019

Em uma época que valoriza a liberdade individual de ser acima de tudo, falar da obrigação de ter uma certa aparência não é algo muito bem visto, portanto, aqui demonstraremos alguns argumentos que levarão a crer que a aparência realmente é um fator levado em consideração na sua avaliação como um candidato.


Primeiramente, você acha que a primeira vez que vê alguém tem alguma influência no modo de tratá-la? Se sim, você está muito correto! Segundo um estudo publicado em 2006 por Janine Willis e Alexander Todorov, apenas 0,1 segundos após ver o rosto de alguém, você já está fazendo inferências sobre o que viu e, com isso, tem uma opinião formada sobre a pessoa em questão.

Outro aspecto a considerar é a moralidade do avaliador. Uma vez que ele busca a pessoa mais capacitada para o emprego, por que ele se importaria com as roupas que você veste ou o cabelo que usa?

A resposta para isso passa por dois aspectos, sendo o primeiro deles a comunicação para empresas. Quando uma empresa te contrata, ela está escolhendo alguém que vai representar ela em algum nível, e, tomando a sua imagem como uma forma de comunicação não verbal, vemos que a mensagem passada pela sua aparência tem que ser condizente com a da persona da empresa.

O segundo aspecto a levar em consideração é a cultura da empresa. Quando você está dentro de uma empresa, ela tem uma cultura à qual você pode ou não pertencer, e uma parte dessa cultura está no modo de se portar, que pode ser mais conservador ou liberal, mas de qualquer forma, restringe os comportamentos tolerados dentro daquele ambiente.

Agora que já sabe que a aparência importa, você tem duas opções: adaptar-se ao mercado tradicional ou explorar o mercado inovador, a exemplo de grande parte das startups; mas é necessário lembrar que os fatores que serão levados em consideração ao avaliar a aparência de uma pessoa não podem ser características étnico-raciais, uma vez que julgar esses fatores seria uma ação criminosa e intolerável. Dito isso, escolha sua empresa, vista-se para ela e boa sorte!


Se está procurando por dicas especiais sobre como se dar bem nas entrevistas de emprego, clique aqui.


Texto feito por Bruno Lataro Gonçalves

Produtor de conteúdo da RH Jr.

#mercadodetrabalho #entevistadeemprego #culturaorganizacional #gestaodeimpressao



Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.