• RH Jr

Aprenda a usar as redes sociais de maneira mais produtiva

Descubra como otimizar o seu tempo nas redes sociais e aproveitá-lo da melhor forma possível



O Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países que passam mais tempo nas redes sociais, de acordo com uma pesquisa realizada pelo GlobalWebIndex. Tendo esse dado em mente não é de se espantar que apenas três dias após o início da quarentena no país o uso da internet de banda larga fixa tenha aumentado em 40% de acordo com a Folha de São Paulo.


Essa tendência ao crescimento do uso da internet durante o isolamento social tem sido registrada na maioria das nações do globo. Esse fenômeno tem acontecido por uma série de razões, como o desejo das pessoas se manterem informadas sobre o progresso da pandemia, a busca por entretenimento (tanto nas plataformas de streaming de filmes e séries quanto no YouTube e nas redes sociais) e a comunicação com aqueles que agora estão distantes e não podem ser vistos com tanta frequência.


Logo, é possível perceber o quanto a internet e seus diversos recursos têm sido essenciais na vida das pessoas durante esse período. Ela proporciona uma válvula de escape para tudo o que está acontecendo.


Porém, muitas vezes acabamos passando tempo demais nas redes sociais, consumindo apenas um entretenimento que nos proporcione essa fuga da realidade. Esses momentos também tem sua importância, mas quando acontecem na medida certa.


Entenda a seguir como aproveitar melhor seu tempo nas redes sociais e transformá-lo em um momento de produtividade.


Defina horários


Em vários dos nossos textos nós ressaltamos a importância de adotar algum tipo de agenda que sirva de auxílio para você organizar as suas tarefas. O caso das redes sociais não é exceção. Se você tem percebido que passa tempo demais rolando o feed do Instagram vendo como anda a vida dos famosos, talvez seja o momento de se colocar alguns limites.


Separe 45 minutos do seu dia para isso. Você pode distribuí-los ou usá-los de uma vez. Esse será seu tempo livre para se atualizar no Facebook, twitter, tik tok e o que mais existir. Nesse momento você não precisa se preocupar em ser produtivo ou ver nada de relevante ou informativo. Veja só o que você quiser, se atualize da vida dos seus amigos, veja vídeos de receitas, não importa, desde que você se sinta bem!


Mas atenção, isso exige bastante autocontrole e sinceridade consigo mesmo. Quando o seu tempo acabar, não se dê nenhuma colher de chá. Pode ser difícil no início, por isso para se motivar e conseguir fazer o controle olhe nas configurações do seu celular quanto tempo você tem passado por dia em cada uma dessas redes. Garanto que você pode acabar até se assustando. A média do brasileiro são 225 minutos por dia!


Consuma conteúdo informativo


As redes sociais, além de proporcionarem um momento de lazer, também podem funcionar como veículo de informação. Por isso para tornar o seu tempo dentro desses aplicativos mais edificante, procure seguir pessoas que produzem conteúdos associados a produção de conhecimento, siga o perfil de sites e jornais que você costuma ler, fique de olho nas lives que acontecerão no dia, além das de música … Essas medidas com certeza irão ajudá-lo a se informar em meio ao entretenimento.


Use aplicativos de controle de tempo


Existem diversas formas de regular quanto tempo você passa no celular de maneira geral e nas redes sociais em específico. No tópico anterior demos uma sugestão analógica (uso de agenda e autocontrole). Mas existem formas digitais de fazer isso também, como o aplicativo Forest, que funciona como um jogo no qual você planta árvores. Porém, elas só conseguem crescer se você cumpre suas metas de horário no celular.

Outra opção é o aplicativo Moment, que rastreia seu tempo de uso no aparelho e fornece gráficos sobre o seu tempo de uso.


Conclusão


É importante tentarmos nos regular enquanto estamos no celular e, além disso, tentar fazer com que os nossos momentos gastos nas redes sociais sejam produtivos também. Mas lembre-se que não tem problema se você não conseguir fazer isso todo dia, mas mantenha essa ideia em mente e busque adotá-la quando for possível.


Para ler mais sobre produtividade clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.