• RH Jr

Alimentação no trabalho

Entenda a importância de manter uma dieta balanceada para sua produtividade e como realizá-la no home office



Manter uma boa alimentação pode parecer algo desafiador em vários momentos. Porém, é essencial para nossa saúde e para o nosso desempenho em atividades diárias, inclusive o trabalho.


No momento atual em que muitas pessoas encontram-se trabalhando em regime de home office, conseguir consumir alimentos de maneira regrada pode ser ainda mais complicado. Não temos a convivência com os colegas que poderiam nos estimular a comer melhor. Também podemos acabar recorrendo a comida como uma válvula de escape para a situação atual do mundo e a forma como isso nos atinge pessoalmente.


Uma má alimentação também influencia diretamente na nossa produtividade e no desempenho das tarefas do trabalho, por isso é importante analisar aquilo que andamos comendo.


Para entender a relação da comida com o nosso trabalho e descobrir algumas dicas continue lendo.


Melhora no humor


Uma alimentação balanceada composta por refeições realizadas nos horários corretos afeta diretamente o nosso estado de humor. Quando ingerimos os nutrientes necessários, nosso corpo se torna apto a trabalhar bem e liberar hormônios que promovem a sensação de calma e felicidade.


Assim, você sente menos estresse ao cumprir suas tarefas, o que torna esse processo menos desafiador e desgastante.


Mais concentração


Adotando uma dieta rica em frutas podemos nos sentir mais concentrados a longo prazo. Isso acontece porque elas possuem glicose (nas doses certas) que age como uma espécie de combustível para os nossos neurônios e auxilia no nosso foco.


Aumento na produtividade


Quando nos alimentamos corretamente temos mais disposição, o que nos deixa mais motivados a produzir mais. Além disso, quando se come nos horários adequados e em quantidades corretas temos um prolongamento da sensação de saciedade.


Ao evitar refeições muito pesadas e gordurosas também temos menos sensação de sonolência e a circulação sanguínea é facilitada. Assim, há menos cansaço e mais ânimo para desempenhar suas funções.


Como se alimentar bem trabalhando de casa?


Como foi dito anteriormente, esse pode ser um grande desafio que afeta até mesmo outras áreas da sua vida além do trabalho. Por isso é importante tentar seguir uma rotina e refletir sobre as nossas escolhas. Confira abaixo algumas dicas que podem ser úteis nesse processo:


Não pule refeições


Ficando em casa pode ser tentador ignorar o almoço e substituí-lo por algum lanche de preparo mais fácil, ou optar por não fazer uma janta e pedir um sanduíche por algum aplicativo de delivery. É aí que mora o perigo! Se esses hábitos se tornarem uma rotina durante o seu isolamento social sua saúde poderá sofrer graves impactos.


Para evitar que isso ocorra comprometa-se a realizar todas as refeições da mesma forma que faria se estivesse trabalhando presencialmente. Programe-se para todo dia ter um tempo específico para o preparo da sua comida. Assim você terá um maior senso de normalidade, o que pode inclusive auxiliá-lo na organização do seus horários de trabalho.


Evite os alimentos ultraprocessados ou gordurosos


Um dos atrativos desse tipo de comida é a praticidade do preparo e do consumo. Mas os prejuízos a longo prazo não compensam os prazeres momentâneos que elas podem proporcionar. Por isso, tente ao máximo não consumi-los com frequência e mesmo quando o fizer, como de forma moderada.


Beba muita água


Se manter hidratado é algo essencial em vários aspectos da nossa vida. Com relação a produtividade, mesmo uma desidratação leve pode impedir que o nosso processamento de informação atinja seu potencial máximo. Por isso, deixe sempre um copo ou garrafa ao seu lado e não fique com preguiça de encher de novo depois que acabar.


Busque um nutricionista


As nossas dicas aqui são bastante abrangentes. Caso você precise ou queira um acompanhamento especializado que cuide de suas demandas específicas, é muito importante buscar um nutricionista.


Para mais dicas sobre bem estar e produtividade na quarentena clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.


Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.