• RH Jr

A importância de um profissional inovador

A criatividade é um importante fator de promoção e manutenção do mercado, e passa por questões administrativas das empresas, principalmente pela gestão de pessoal. Para começar, é preciso entender bem o conceito. O que é a criatividade laboral? Pode-se defini-la como sendo o resultado de um grande sistema de redes sociais e que pode ser identificada pela interação de quatro dimensões:


1. Pessoal: incluindo as características cognitivas, traços de personalidade e experiências durante o desenvolvimento, como os hobbies praticados;

2. Produtiva: o qual deve ser novo, útil e de valor para a sociedade;

3. Processual: diz respeito a como desenvolver produtos criativos. Pode envolver uma maneira original para produção de ideias incomuns, combinações diferentes ou transformação de uma ideia já existente;

4. Praça (ambiente): é um agrupamento das demais, no sentido de promover ou inibir as habilidades criativas, também conhecida como "frameworks de criatividade".


Tendo compreendido o significado, consegue-se esclarecer o valor inestimável da criatividade humana e o quanto ela deve ser aproveitada ao máximo para o sucesso nos empreendimentos. Investir no processo criativo, tanto em culturas organizacionais como em pessoas, poderá ampliar as chances de sobrevivência da empresa, além de contribuir para a sociedade de um modo geral. Profissionais criativos são capazes de adotar processos de mudança sistemática, de acordo com as necessidades dos clientes internos, externos e como restante de um mundo globalizado.


Devemos procurar novos critérios de segmentação do mercado, tentando visualizar e criar novas formas de melhorar o que já está feito. Além disso, identificar e desenvolver novas vantagens competitivas, desenvolver políticas e culturas organizacionais que ofereçam valorização à criatividade. Para exemplificar, temos a Google, empresa onde realmente se pratica e incentiva esse potencial humano. Através disso, percebemos o porquê dessa corporação continuar sendo a primeira na área da tecnologia da informação no momento.


Luciano Colossi defende em sua dissertação “Características de Ambientes Organizacionais Orientados ao Comportamento Criativo", que dentre os vários campos onde a criatividade vem ganhando expressão, a aprendizagem, o desenvolvimento e a gestão organizacional merecem destaque. Isso porque a criatividade vem se evidenciando na criação de novos produtos, novos processos, novos serviços e, principalmente, na solução de problemas por parte das empresas. Esse autor destaca ainda que a sociedade favorece a criatividade quando proporciona a chance ao indivíduo de ter experiências em inúmeras áreas, quando encoraja a inovação, quando valoriza a mudança e a originalidade ou reconhece socialmente as pessoas em suas pesquisas e indagações.


E aí? Tá esperando o que para instigar a criatividade dos seus colaboradores para o devido reconhecimento da sua empresa?




Texto adaptado por Giulia Diniz

Produtora de conteúdo da RH Jr.

#inovação #desenvolvimentodepessoas #produtividade #ParaCegoVer

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.