• RH Jr

A importância de se aprender um segundo idioma no mercado + dicas para este aprendizado

O mundo dos negócios exige cada vez mais a interação com indivíduos dos mais diversos lugares devido à globalização. Neste âmbito, aprender um novo idioma permite ao envolvido novas oportunidades que agregam valor não somente ao seu currículo, mas à sua vida no geral. Isso faz toda diferença para a inserção e colocação do profissional no mercado.



É através desse aprendizado que muitos empresários, executivos, diretores e funcionários podem observar algumas vantagens competitivas.


1- Mais contatos profissionais


Ampliar o networking é mais uma das principais vantagens, já que se tem mais diálogo com profissionais da área. A nova língua permite o aumento de contatos por meio da interação com outros falantes através de redes que auxiliem nessa troca. Elas podem ser feitas, por exemplo, em mídias sociais como o LinkedIn, o qual permite que as partes interessadas façam conexões.


2- Promoção e valorização do salário


De acordo com a 53ª edição da Pesquisa Salarial da Catho, falar inglês equivale a ganhar um salário 56% maior. Esse grande aumento, muitas vezes, é justificado por causa da possibilidade de conquistar cargos mais elevados dentro da empresa, como a posição de liderança. Além disso, o conhecimento do idioma também contribui para o profissional obter os melhores projetos, assim como novas oportunidades de trabalho o que resulta em maiores chances de promoção.


3- Estabilidade


Outro estudo, agora da British Council, mostrou que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês. Assim, como são poucas as pessoas com esse perfil disponíveis no mercado, as corporações tendem a reter o máximo possível esse tipo de profissional, garantindo a sua estabilidade no cargo.


Dicas para ajudar no desenvolvimento e aprimoramento


A forma como se decide aprender um segundo idioma varia muito de acordo com o indivíduo. A tecnologia oferece sites e aplicativos, através dos quais é possível se entender uma nova língua de forma independente. Para muitos, porém, as escolas de idiomas são a melhor opção, contribuindo para incentivar o aluno através da utilização de uma metodologia de ensino bem fundamentada, além de material e mídia de qualidade. Aqui, deixaremos algumas possibilidades de auxílio para o aprendizado.


1- Leitura


Ler aumenta o vocabulário, a contextualização e ajuda a conhecer novas expressões, além de novas possibilidades de uso de palavras já conhecidas. É importante destacar que no exercício de aprendizagem pela leitura, o essencial é assimilar o contexto, não traduzir todo o texto, a princípio.


2- Entretenimento


Consultar conteúdos, por meio do entretenimento, é uma parte fundamental da aprendizagem, já que a prática de escuta do nativo é um ponto-chave para desenvolvimento da fluência. Assim, assistir a filmes, documentários, palestras e podcasts mostra-se indispensável.


3- Aplicativos


Os aplicativos são uma forma gratuita de manter uma rotina de estudos da nova língua. Por isso, alguns nomes abaixo podem auxiliar nessa prática diária.

  • Busuu

  • Babbel

  • Hi Native

  • Voxy

  • 50 línguas

  • Lingua Leo

  • Duolingo


4- Motivação


O aprendizado contínuo é algo extremamente difícil. Para manter a motivação necessária, estabeleça metas palpáveis, por intermédio de cronogramas, os quais tenham atividades e períodos de realização para que, à partir de uma rotina, o alcance das metas seja real.


O que podemos concluir?


Ter o domínio de uma segunda língua como o inglês tem se tornado cada vez mais uma exigência do que um diferencial por parte das organizações. Aprender um novo idioma requer dedicação por parte do aluno e, além das vantagens destacadas, esse aprendizado contribui para a capacidade de reconhecer, adquirir e acumular novas informações e percepção das diversas culturas. Isso beneficia não somente as competências técnicas, mas as comportamentais do profissional envolvido.


Para saber conciliar os estudos e o trabalho clique aqui


Texto escrito por Amanda Rodrigues

Assessora de Comunicação da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.