• RH Jr

8 dicas preciosas para você se dar bem em qualquer entrevista de emprego

Uma das etapas mais temidas do processo seletivo é a famosa entrevista de

emprego. Se você chegou até essa fase significa que seu currículo já foi analisado e você tem grande potencial para a vaga. Tudo o que você precisa fazer agora é se preparar para se sair bem na entrevista e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

É muito comum ouvir pessoas dizerem que se saem mal nas entrevistas e nunca conseguem ser aprovadas em nenhuma seleção. Isso acontece porque, muitas vezes, elas ficam nervosas ou ansiosas demais, não sabem como se comportar durante a entrevista, ou se esquecem informações importantes que poderiam beneficiá-las,

dentre outras razões. Se esse é o seu caso, não se preocupe. Nós vamos te ajudar com algumas dicas para se sair bem na entrevista e causar uma boa impressão

para o contratante:


1. Estude

Saber sobre a empresa em que você quer trabalhar conta muitos

pontos na entrevista. Pesquise sobre tudo que puder: a história da empresa,

sua missão, seus valores, sua cultura organizacional, a forma como ela atua no

mercado, e por aí vai. Isso mostrará que você está interessado na empresa e

na vaga, e te deixará um passo à frente dos outros candidatos.


2. Pense sobre suas experiências anteriores

É muito comum, durante as entrevistas, perguntas sobre suas experiências de trabalho anteriores, como algumas situações de conflito e como você se saiu. Para não ser pego de surpresa e ficar sem saber o que responder, pense antecipadamente nas situações mais importantes que você já enfrentou na sua trajetória profissional. Se você for “marinheiro de primeira viagem” e ainda está á procura do primeiro emprego, não se preocupe: pense em situações do dia a dia, ou da vida acadêmica. O importante é estar preparado para falar de si mesmo. Foque nos pontos positivos, e em hipótese alguma fale mal do seu antigo emprego.


3. Pense em perguntas que gostaria de fazer

Muitas pessoas acham que a entrevista é uma via de mão única, e vão preparadas apenas para responder o que lhes é perguntado. Fazer perguntas ao entrevistador mostra interesse, além de boa habilidade interpessoal. Mas cuidado: nada de perguntas indiscretas, pessoais ou que fujam do âmbito profissional. Aproveite a pesquisa inicial que você fará para se preparar, e elabore suas dúvidas a partir daí.


4. Seja Pontual

Nada pior do que quando você marca com alguém, e essa pessoa te deixa esperando, não é mesmo? Isso vale também para as entrevistas de emprego. Chegar atrasado mostra desrespeito e desorganização. No dia anterior confira a data e o local para não ocorrerem erros, e saia de casa com antecedência para evitar atrasos por imprevistos.


5. Vista-se adequadamente

A sua imagem conta muito na hora de tentar conquistar um emprego. Você não precisa abrir mão da sua personalidade para conseguir ser contratado, mas é importante ter bom senso na escolha da roupa. Lembre-se: você está indo para uma situação profissional! No seu dia a dia você pode se vestir como desejar, mas o ambiente profissional exige certas normas que devem ser seguidas. O seu vestuário deve estar adequado de acordo com a cultura da empresa – existem algumas empresas que são mais descontraídas e flexíveis, outras mais rigorosas... Procure se informar antes para não errar no look! Caso ainda esteja na dúvida, opte pelo básico: evite maquiagens extravagantes, barba por fazer, roupas decotadas, acessórios chamativos, bermudas e sapatos abertos.


6. Leve todos os documentos requisitados

A lista de documentos necessários para levar no dia da entrevista varia de acordo com a empresa. Procure saber antecipadamente quais são eles, e separe toda a documentação exigida para não haver problemas no dia da entrevista. Fique atento também ao número de cópias solicitadas, pode ser que você precise tirar xerox de algum documento. Se for necessário levar foto 3x4, lembre-se de levar uma recente.


7. Fique atento à linguagem

Tome muito cuidado com as gírias, elas podem demonstrar falta de profissionalismo. Fazer o uso de linguagem informal durante a entrevista pode “queimar seu filme”. Não se preocupe, não é necessário um linguajar rebuscado e requintado para se dar bem, apenas evite as tão famigeradas gírias e os palavrões. Evite, também, alguns vícios de

linguagem como: “tipo”, “aí”, “né”, etc.·. Lembre-se de falar sempre olhando nos

olhos do entrevistador, isso passa confiança.


8. Não minta

Algumas pessoas acham que se colocarem falsas experiências de trabalho no currículo, ou inventarem situações durante a entrevista pode favorecer a contratação. Muito cuidado: “mentira tem perna curta”! Você pode cair em contradição, e o entrevistador perceberá que você está mentindo. Além disso, ele pode facilmente verificar seus antecedentes nas empresas que constam em seu currículo. Seja sempre honesto e transparente.


Agora que você já sabe tudo que precisa fazer para se preparar, mãos à obra! Tenho

certeza que, seguindo essas dicas, você irá se destacar em qualquer entrevista de

emprego.




Gabriella Faria

Pós júnior da RH Consultoria Júnior – UFMG


#entrevistadeemprego #mercadodetrabalho

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.