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7 competências comportamentais valorizadas pelo mercado

Quando se pensa em formas de se tornar um candidato mais atraente para as vagas de emprego e melhorar suas qualificações, muitos irão imaginar que devem realizar um curso superior, aprender um novo idioma, frequentar palestras informativas, etc. Todas essas possibilidades são extremamente válidas e com certeza dão destaque para qualquer currículo. Porém, essas não são as únicas formas de obter destaque, tampouco as únicas competências valorizadas pelas empresas.

Cada vez mais o mercado tem exigido profissionais que não tenham apenas habilidades técnicas, mas também possuam habilidades comportamentais, que não são adquiridas através do ensino formal. Quer saber quais são elas? Continue lendo.




1. Ser criativo


Ter criatividade é uma habilidade extremamente importante independentemente do cargo em que se encontra. Alguém que se empenha em propor soluções inovadoras para os problemas da empresa e busca ver as situações sob novas perspectivas é muito valorizado pelo mercado.


2. Boa comunicação


Muitos conflitos surgem dentro do ambiente de trabalho devido a mal-entendidos, questões advindas de falhas no processo comunicativo. Esse tipo de situação atrapalha o bom andamento dos trâmites, por isso é muito importante ser alguém que consegue ser eficiente na transmissão de suas mensagens, que não deixa margem para dúvidas ou segundas interpretações. Dessa forma, evita-se perda de tempo dentro da empresa.


3. Proatividade


Nos dias de hoje tudo acontece de forma muito dinâmica, por isso é essencial que os colaboradores de uma companhia também tenham esse perfil. Logo, é importante ter uma postura proativa, demonstrar que não tem medo de se arriscar em prol de algo que você acredita que pode beneficiar o seu local de trabalho. Pessoas que buscam solucionar problemas por conta própria também são bem vistas.


4. Liderança


Cada vez mais as empresas buscam empregar pessoas que possam desempenhar papeis de líder. Esses indivíduos são essenciais para a engrenagem de um negócio, são eles que servem como representantes das ideias de sua equipe, motivam o time e buscam extrair o máximo do potencial de cada um.


5. Manter bons relacionamentos


É essencial que uma companhia tenha seus colaboradores mantendo boas relações interpessoais uns com os outros. Isso contribui com um clima favorável no ambiente de trabalho, o que consequentemente faz com que as pessoas tenham mais vontade de estar lá, favorecendo o crescimento do negócio.


6. Visão global


Entender apenas da sua área não é suficiente. Para se destacar e se mostrar um membro valioso para sua empresa é importante conhecer um pouco sobre o funcionamento de todos os setores. Assim é possível entender melhor como suas ações impactam o todo, e como você pode contribuir com outras áreas.


7. Adaptabilidade


Tudo se altera com muita rapidez na contemporaneidade. Logo, é necessário que os colaboradores de valor de uma companhia estejam sempre prontos para se adaptar a essas mudanças da melhor forma possível, encontrando as maneiras mais úteis de convertê-las em benefício para a empresa.


Essas foram apenas algumas dentre as várias competências comportamentais que o mercado tem demandado dos profissionais que vão muito além das habilidades obtidas formalmente. Muitas delas advém de experiências prévias do sujeito, sua história de vida e sua capacidade de aprender com cada acontecimento. Por isso não é comum que estas capacidades apareçam com destaque nos currículos. Isso evidencia a importância dos processos de Recrutamento e Seleção, que podem se utilizar de métodos como dinâmicas em grupo e entrevistas, que vão mostrar quais candidatos possuem essas características ou não. Para saber mais sobre esse serviço clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

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