6 tendências de RH para 2020 que sua empresa precisa adotar agora

A área de recursos humanos, assim como as demais parcelas do mercado nos dias de hoje, se atualiza constantemente. A gestão de pessoas precisa estar sempre por dentro das mudanças comportamentais da sociedade, bem como dos avanços da tecnologia. Esses dois fatores impactam diretamente o RH de uma empresa que quer se manter competitiva e coerente com o nosso tempo. Quer saber quais são os passos que sua empresa precisa adotar? Continue lendo.





1)Treinamentos aliados a tecnologia:


Os treinamentos de capacitação fornecidos pelas empresas para seus colaboradores, uma outra prática essencial para qualquer local de trabalho atualmente, tendem a ser cada vez mais informatizados. Dessa forma, é possível que eles sejam executados no próprio ambiente de trabalho, em um horário que for melhor para o funcionário.

Uma outra tendência é que esses treinamentos se tornem mais personalizados, atendendo as especificidades de cada um e suprindo suas demandas. Com plataformas online isso tem se tornado mais fácil.

Por fim, é importante lembrar que o time que integra sua equipe de recursos humanos também precisa se manter atualizada e realizar essas capacitações, não apenas prepará-las para outros setores.


2)Benefícios que agradem os colaboradores:


Os antigos benefícios tradicionais oferecidos pelas empresas, apesar de ainda influenciarem na decisão de possíveis candidatos por uma vaga, não são mais suficientes. É preciso investir em outros atrativos compatíveis com os dias de hoje e com as preferências de cada funcionário.

É possível oferecer assinaturas na Netflix, auxílio com a mensalidade da academia, cursos de idiomas, etc.Esses podem ser diferenciais que auxiliarão na decisão pela vaga e a atrair e manter talentos.


3)Líderes que adotam uma postura inclusiva:


Essa é uma postura extremamente importante que toda companhia precisa passar a adotar. Esperar que os líderes tomem todas as decisões importantes, ou que sejam modelos perfeitos para seus subordinados o tempo todo é algo irreal. Coloca muita pressão em cima de apenas uma pessoa, o que pode ser prejudicial a longo tempo e, ao mesmo tempo, indica que os outros membro não impactam nas decisões. Por isso, uma liderança inclusiva é essencial para a produtividade e para o sentimento de dono dos colaboradores.


4)People Analytics:


Cada vez mais tem sido necessário que as empresas se utilizem de softwares e plataformas para conhecer melhor seus colaboradores. Assim é possível gerenciar grandes volumes de dados e traçar o perfil dos funcionários, perceber tendências, etc. É uma maneira muito útil de controlar informações e utilizá-las.


5)Experiência do candidato:


É importante que os possíveis contratados tenham uma boa experiência dentro da empresa desde o momento do processo seletivo. Assim, eles já conseguem perceber todos os benefícios que a companhia pode oferecer e descobrem se há uma identificação com seus valores. É uma outra forma de reter talentos que tem sido bastante adotada.


6)Gamificação:


A gamificação tem sido muito utilizada, agora ela precisa ser cada vez mais aprimorada. É um mecanismo que pode ser incorporado em várias plataformas, se baseando em estratégias de recompensa e prazer, que também estão presentes nos jogos. É uma ótima forma de auxiliar na retenção de informações.


Essas foram apenas algumas das tendências que tem se destacado e aparecido em empresas que querem se manter atualizadas e competitivas, e que serão muito importantes em 2020. Para saber mais sobre outras estratégias que sua firma pode adotar, clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.