6 Dicas Para Se Destacar na Etapa de Trainee em um Processo Seletivo

6 Dicas Para Se Destacar na Etapa de Trainee em um Processo Seletivo

Ser aprovado numa seleção de trainee é o passo final para aquela sonhada vaga, porém, muitas vezes, as pessoas não sabem se preparar para esta última etapa. A concorrência para esses programas é sempre acirrada, por isso é preciso se destacar entre os demais candidatos.

 

As empresas são extremamente rigorosas durante a seleção de novos funcionários, já que estes representam o futuro da organização. Assim, a exigência é a palavra-chave para os profissionais que ocuparão cargos de liderança e de responsabilidade dentro da companhia.

 

Aqui vão algumas dicas de como você deve se preparar para este momento final do processo seletivo:

 

1- Por que você quer ser trainee?

 

Esta pergunta é simples e fundamental para começar essa última etapa da seleção. Neste momento você irá traçar o seu plano de ação. O que você quer nesta organização? Aprender e ter experiência? Pegar um atalho no seu crescimento profissional? Ter um bom salário? As metas podem ser variadas, porém defina as principais e se engaje nelas.

 

2- Busque informações da empresa

 

É indispensável, que no processo de candidatura à vaga, você conheça a história da empresa, a política de gestão, serviços prestados e sua cultura organizacional. Essas informações são cobradas discretamente durante o processo e demonstram o nível de interesse do candidato em colaborar com a instituição. Além disso, quanto mais informações você tem, mais seguro vai para as etapas. Não se esqueça de estudar a realidade enfrentada pela companhia e seu funcionamento no momento em que você está participando, dados antigos também não são bem vistos pelos recrutadores.

 

3- Controlar o nervosismo é importante

 

Além de ter um excelente desempenho técnico, é requisitado, durante esse momento, um bom desempenho psicológico. Assim, você tem que mostrar o seu potencial, que é verificado através dos comportamentos, na maneira como você age durante as tarefas ou como toma decisões, sendo, por exemplo, proativo. É recomendado, também, uma autoanálise do que você vivencia em cada tarefa, esse exercício resulta em um crescimento pessoal e ajuda a encarar os próximos desafios.

 

4- Conheça seus pontos fortes e fracos

 

Outro ponto que pode ajudar no bom desempenho na etapa trainee é o levantamento de suas qualidades e deficiências. Logo, pontue suas habilidades, conhecimentos e experiências para que possa ressaltá-los ao seu recrutador. Também, reconheça os pontos fracos para que desta maneira seja possível um aperfeiçoamento desta área. Tenha em mente que nenhuma empresa está a procura de colaboradores perfeitos, sempre há algo novo a ser aprendido e melhorado.

 

5- Esteja preparado para ser desafiado

 

Os recrutadores estão em busca de um profissional que lide bem com possíveis intempéries. Então, irão sempre propor problemas a serem solucionados, brainstorm de ideias inovadoras e metas a serem batidas em períodos curtos. Portanto, tenha o foco necessário para lidar com estes desafios, coloque suas habilidades de liderança, proatividade e decisão em destaque. Lembre-se de nunca propor algo utópico ou mentir. Os profissionais que irão avaliá-lo têm a habilidade necessária para detectar qualquer informação não verídica, além de que você pode se contradizer em etapas posteriores da seleção. Não dê motivos rasos para a sua eliminação.

 

6- Networking

 

Por fim, forme uma rede de relacionamentos que irá ajudá-lo nesta etapa. Converse, se possível, com pessoas que estão inseridas naquele ambiente. Primeiramente, fale com os trainees da empresa para conhecer como é a rotina de trabalho desses profissionais, você não deve vê-los como adversários, mas aliados neste momento. Em consecutivo, mantenha um diálogo com os funcionários do posto que você também quer fazer parte, portanto, não tenha vergonha ou receio de conversar e pedir dicas de quem já passou pelo o que você está passando. Esse contato também é importante para reafirmar a quem está te avaliando, sem dúvida alguma, o seu interesse e objetivo nesta etapa.

 

Para saber mais sobre os principais elementos avaliados em um processo seletivo clique aqui

 

Texto escrito por Amanda Rodrigues

Assessora de Comunicação da RH Jr.