• RH Jr

6 dicas para conciliar sua vida profissional com a pessoal

Não é nenhuma novidade que as pessoas costumam ter dificuldades para manter uma boa vida profissional e ter ainda a vida pessoal que sempre te fez bem. Se você ainda sente um pouco dessa dificuldade, leia as nossas dicas e aproveite tudo que fizer sentido para você!


Uma dificuldade só do começo da carreira?


Costuma se pensar que essa dificuldade está focada na inserção no mercado de trabalho, mas ela pode surgir em frente a problemas em qualquer período da vida, ou ainda, começar no início da carreira e se manter permanentemente, a exemplo dos CEOs e grande empresários que chegam a trabalhar 16 horas por dia, o que faz com que sejam completamente ausentes na família e sejam infelizes por conta disso.

Não importa sua idade, nunca é tarde demais para aprender a lidar consigo mesmo de uma forma que seja saudável para você. A seguir, estão 6 dicas para ajudar você nesse projeto pessoal.



1 - Defina prioridades


Para dizer o que é importante para você, é necessário que já se conheça um pouco. Com esse autoconhecimento, você pode refletir sobre o que te faz bem e quais objetivos você quer alcançar. Uma dessas opções tem de estar acima da outra, e a escolha de uma depende das suas preferências, mas lembre-se que seu foco deve estar em como você pretende estar no futuro, seja esse objetivo a estabilidade emocional ou um cargo de gerência.


2 - Planeje sua rotina


Agora que já sabe onde quer estar, é hora de planejar a rotina que te levará lá. Faça um cronograma pra você com a ferramenta que te servir melhor, seja uma agenda física, uma agenda virtual ou aplicativos como o Trello. Para conseguir seguir sua rotina, lembre-se que não precisa planejar cada passo seu, mas sim os mais importantes para você, deixando o tempo que você não sabe como irá gastar livre para o que for necessário.


3 - Mantenha sua disciplina


Seguir o plano estipulado pode ser uma tarefa bem difícil, ainda mais para pessoas com alguma dificuldade para seguir regras. Seria necessário muito mais espaço do que teremos aqui para chegar ao menos perto de dar um plano que poderia ser efetivo para que você se torne disciplinado.

Se tiver grandes dificuldades nisso, procurar um profissional qualificado seria uma boa opção, mas se o problema não for tão grave, dê uma olhada aqui e tente aproveitar nossas dicas de melhoria de foco para ser mais disciplinado.


4 - Saiba lidar com os conflitos


Quem faz um planejamento costuma cair na armadilha de achar que sabe com muita antecedência o que irá acontecer na sua vida, esquecendo-se de que acontecem imprevistos. Algumas pessoas preferem ser espontâneas e lidar com os problemas à medida que eles aparecem, mas se não é seu caso, tente fazer um planejamento de riscos.

Defina soluções ideais para situações problemáticas e tente seguí-las, mesmo que precise olhar o documento para fazer isso. Você também pode atualizar ele enquanto percebe as soluções que realmente toma quando vê um problema, e procurar uma solução mais possível para você caso ela esteja muito longe do ideal, mas sempre lembrando que esse planejamento é recomendado principalmente para a vida profissional, já que utilizá-la na vida pessoal deixaria mais difícil ser você mesmo, podendo gerar artificialidade.


5 - Respeite seus limites


Conforme você for executando sua rotina, principalmente se você tem mais foco no trabalho, vai perceber que algumas sequências de atividades são cansativas demais, e fazem com que você não consiga tirar proveito do dia após fazer isso. Essa exaustão é algo normal quando tratamos de eventos inesperados, mas ela não pode ser algo rotineiro.

Fazer uma quantidade enorme de coisas pode ser algo recompensador a curto prazo pelos resultados rápidos, mesmo que te deixe exausto, porém é necessário pensar no futuro. Esse excesso de cansaço pode te levar a desmotivação, desistência do seu plano e até mesmo depressão. Se preocupar com a prevenção de um problema que você pode estar gerando hoje é sempre melhor que se preocupar com o tratamento dele no futuro, então não se envergonhe em ter alguns intervalos e fazer as coisas no seu tempo.


6 - Separe um tempo para o que gosta


Quando dedicamos nossa vida a um propósito, costumamos tirar das nossas vidas algo que nos faz bem, mas que consome muito tempo. Infelizmente, você realmente não tem mais tanto tempo, mas isso não significa que você tenha que deixar essa parte da sua vida para trás.

Ao invés de perder uma parte de si, você pode só investir menos tempo, ainda separando um tempinho na semana ou, se conseguir se organizar muito bem, até mesmo no dia, então aproveitar para jogar bola com os amigos, fazer uma caminhada, ler seu livro ou maratonar sua série. De uma forma geral, fazer o que te faz bem.


Aproveite as dicas e, no fim de tudo, lembre-se de que você não precisa (e nem deve) ser uma pessoa completamente diferente por conta do trabalho, apenas uma versão diferente de si, e se consegue manter a saúde e a felicidade, você está fazendo isso do jeito certo.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.