• RH Jr

6 cursos online gratuitos para você melhorar seu currículo em 2020

Cada vez mais o mercado tem exigido profissionais com múltiplas qualificações e especialidades. Apenas o básico não é mais suficiente. Porém, muitas vezes é inviável se deslocar para algum local e realizar um cursos ou assistir a uma palestra que poderia melhorar suas habilidades. Por isso, uma ótima solução que tem sido aderida por muitas pessoas é a realização de cursos online gratuitos das mais diversas áreas. Entenda a seguir como eles podem ajudá-lo a melhorar seu currículo e quais são as melhores opções.


Ocasiões como o final de uma graduação ou o início da busca pelo primeiro emprego nem sempre são motivo de alegria e empolgação. É comum que muitos se sintam angustiados ao olhar para o próprio currículo e percebam que ele está preenchido com pouquíssimas experiências e habilidades.

Mas esse não é um sentimento exclusivo daqueles que estão ingressando agora no mercado, ele também atinge profissionais experientes que, de uma hora para outra, conversando com colegas, se submetendo a uma entrevista para um novo cargo ou recebendo novas demandas em sua ocupação, percebem que seu currículo está desatualizado.

Nesses momentos, muitos se empenham na busca de formas de complementar a sua formação e adquirir mais capacidades. Atualmente, os cursos online gratuitos têm auxiliado muitos brasileiros.



Tratam-se de cursos livres, que ensinam sobre os mais diversos assuntos e podem ajudar na sua demanda. Além disso, a modalidade de ensino a distância (EAD) tem conquistado cada vez mais adeptos, de acordo com o Censo do Ensino Superior, divulgado em 2018, entre os anos de 2007 e 2017 as matrículas em graduação a distância cresceram 372,5% de 2007 a 2017.

As matrículas presenciais analisadas no mesmo período de tempo, por sua vez, cresceram apenas 33,8%. Logo, é possível perceber que a população tem aceitado e se familiarizado com plataformas de ensino a distância cada vez mais, e isso reflete nos cursos livres também. É uma tendência de mercado que se adapta a realidade moderna.


Se você se identificou com as descrições acima e quer se qualificar mais, confira abaixo algumas opções de cursos online gratuitos que você pode começar a fazer agora!


Fundação Bradesco:

Essa plataforma é muito completa. Além de ter aulas de na área de informática sobre Word, Excel e Power Point, do nível básico ao avançado, também conta com cursos nas áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional e educação básica e pedagogia. A emissão dos seus certificados é gratuita.


Fundação Getúlio Vargas (FGV):

São 63 cursos nas áreas de economia, direito, marketing, entre outros. É uma ótima forma de adquirir conhecimentos de outras áreas e, assim, se mostrar um profissional adaptável e que pode contribuir em vários setores, não apenas o seu.


Sebrae:

Essa plataforma pode ser extremamente útil para quem quer começar a empreender. Os cursos abrangem várias áreas, desde pessoas que nunca tiveram o próprio negócio até empreendedores experientes que querem resolver dúvidas pontuais.


Duolingo:

Esse site, que é muito popular na sua versão em aplicativo, já é muito conhecido mais vale a pena reforçar. Nele você pode aprender vários idiomas além do praticamente obrigatório inglês. Além disso, se você ainda não domina o idioma, deve começar por ele. Falando inglês você consegue acessar outros cursos da plataforma e aumentar suas possibilidades.


Rock Content:

A Rock University ficou extremamente conhecida nos últimos tempos, sendo até pré- requisito de algumas empresas que seus funcionários realizem seus cursos. Eles são voltados para a área de marketing digital e produção de conteúdo para a web. Essa área tem se tornado cada vez mais uma parte essencial de qualquer empresa que quer atingir o público da internet. Eles também emitem certificados gratuitos.


Ietec:

A plataforma oferece diversos cursos que podem ser muito úteis na áreas empresarial e industrial, como gestão, cronoanálise, logística, entre outros.


Como se organizar para fazer os cursos:


Fazer cursos à distância pode ser extremamente vantajoso para muitas pessoas pelos motivos supracitados. Eles permitem que cada um se organize da melhor forma possível, adequando os conteúdos a sua realidade e seus horários.

Porém, se você não se organizar bem e enxergar essas tarefas como algo com o que você se comprometeu, pode acabar acumulando várias matrículas em diversos cursos mas sem concluir nenhum.

Por isso aí vão algumas dicas para que você consiga executá-los da melhor forma possível!



1.Entenda seu modo de aprendizado:


Antes de seguir esse passo a passo, é muito importante que você entenda a forma como aprende algo. Consegue estudar muito em um dia e assim não precisa estudar mais nos outros? Precisa dividir os conteúdos mas não se importa de realizá-los em horários diferentes? Gosta de ter em mente quais dias exatos irá se dedicar ao cursos? Depois que descobrir isso, siga as próximas etapas.


2.Não faça muitos cursos de uma vez:


Essa dica se relaciona o passo anterior. Será algo pessoal para cada um. Há quem consiga fazer várias coisas de uma vez só, porém, na maioria dos casos, ainda mais quando já existem outras tarefas e funções do dia a dia, é interessante começar e terminar um curso por vez. Assim, você se dedica melhor a um assunto de maneira mais aprofundada e tem menos chance de abandonar algum deles.


3.Comprometa-se consigo mesmo:


Não vai existir um professor cobrando tarefas nem te estimulando nessa modalidade de curso. Na maioria deles você também não consegue conversar com outras pessoas que são alunos. Por isso você deve ter sempre em mente o motivo pelo qual desejou começar a realizar essas aulas.

Você quer ser um profissional melhor, mais completo, atendo as demandas do mercado. Tente sempre relembrar isso antes de começar suas aulas.


4.Estabeleça prazos:


Algumas das plataformas citadas anteriormente tem um número de dias para que você conclua os cursos. Porém, outras não estipulam prazos, por isso cabe a você fazê-los. Novamente é importante que eles sejam condizentes com a sua realidade e sua forma de aprender.

Mas não se dê muita colher de chá, o conteúdo precisa ser visto e concluído para que você possa aproveitá-lo no seu currículo o mais rápido possível. Por isso é interessante definir metas, como por exemplo, “vou estudar 3 horas de espanhol toda semana”, ou, “vou concluir o curso de introdução ao empreendedorismo em no máximo um mês”.

Depois que tiver estabelecido essas datas, anote na sua agenda ou registre em algum meio eletrônico, o importante é você se lembrar.


Os cursos livres são apenas uma das formas que você pode usar para melhorar suas habilidades profissionais. Para saber outras maneiras de se tornar um candidato mais atraente clique aqui.


Texto escrito por Luísa Raad

Produtora de conteúdo da RH Jr.

Siga-nos nas redes sociais

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2020 por RH Consultoria Júnior- UFMG.